Pesquisadora do IAC é nomeada para ocupar a cadeira 77 da Associação Brasileira de Ciência Agronômica (ABCA)
A pesquisadora do Instituto Agronômico (IAC), Raffaella Rossetto, foi nomeada para ocupar a cadeira 77 da Associação Brasileira de Ciência Agronômica (ABCA). A nomeação ocorreu dia 5 de dezembro, em uma cerimônia online.
A pesquisadora do IAC-Apta, ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, atua na área de canavicultura. Raffaella é formada em engenharia agronômica pela ESALQ/USP, com mestrado e doutorado também pela mesma instituição. Seu pós-doutorado foi realizado na Universidade da Flórida, na área de bioenergia.
A cientista tem uma longa e reconhecida contribuição para o setor sucroenergético. Entre seus trabalhos, destacam-se projetos sobre o uso da vinhaça na cana de açúcar e aspectos ambientais, adubação nitrogenada em soqueiras de cana, calagem, nutrição e irrigação.
Rossetto acredita que não é apenas um reconhecimento pessoal, mas uma conquista compartilhada com os professores e colegas que, ao longo de sua jornada, ensinaram, inspiraram e a impulsionaram. Para ela é uma honra ter sido indicada para a Academia ABCA, uma instituição composta por grandes profissionais de destaque nacional e internacional, representando as diversas áreas da agronomia. “Integrar este seleto grupo de acadêmicos não apenas enaltece minha trajetória, mas também destaca o trabalho do IAC, a Instituição à qual tenho a honra de pertencer”, afirma.
A missão da ABCA é promover a Ciência Agronômica e a sua importância para a produção sustentável de alimentos, fibras e energia, em benefício da sociedade. A ABCA busca ser uma ponte entre a sociedade e formuladores de políticas públicas sobre os desafios e as soluções para a agricultura.
Escolhidos em eleição secreta, os Acadêmicos Titulares da ABCA devem preencher alguns requisitos, como ser engenheiro agrônomo, ter notório conhecimento agronômico e exercer atividade profissional de reconhecida relevância social, além de apresentar idoneidade moral e ser brasileiro. Cada cadeira tem um patrono falecido. A cadeira 77 tem como patrono Mauro Carneiro dos Santos.
Fazem parte da ABCA além do atual presidente Evaldo Ferreira Vilela, os engenheiros agrônomos: Roberto Rodrigues, Durval Dourado Neto, Monica Bergamaschi, Mariangela Hungria, João Roberto Spotti Lopes, José Roberto Postali Parra, Thais M. Ferreira de Souza Vieira Gonçalo A. Guimarães Pereira, José Otavio Machado Menten, Klaus Reichardt, Ana Paula Contador Packer, Djalma Eusebio Simões Neto, entre outros grandes profissionais.
0 comentário
T&D - Íntegra do programa de 25/12/2024
T&D - Íntegra do programa de 24/12/2024
Do Marco Temporal à Lei dos Bioinsumos, 2024 foi ano de grandes batalhas para o agronegócio em Brasília
Cenário futuro do milho é promissor, mas infraestrutura precisa acompanhar
Suzano vai elevar preços de celulose em todos os mercados a partir de janeiro
A grande volatilidade do mercado do café foi o maior desafio para a indústria cafeeira em 2024