Laboratório de Análise e Diagnóstico Veterinário da Agrodefesa renova acreditação junto ao Inmetro
Após passar por auditoria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o Laboratório de Análise e Diagnóstico Veterinário (LabVet) da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) conseguiu renovar a acreditação junto ao Instituto. Isso significa que a unidade atende as normas de qualidade, como ISO 17.025/2017, e que os ensaios realizados pelo laboratório possuem rastreabilidade, segurança, confiabilidade e padrões de exigência internacional.
A acreditação do LabVet ocorreu em 2016 e, desde então, a unidade tem renovado o certificado de qualidade a cada dois anos. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) exige que os laboratórios agropecuários obtenham a acreditação do Inmetro para que possam ser credenciados a atuar no Brasil. O reconhecimento do Instituto é dado a unidades que adotam métodos e procedimentos eficazes e rastreáveis.
Durante o processo de auditoria no LabVet, realizado de 4 a 7 de novembro, foram verificados processos de Sistema de Gestão de Qualidade, os requisitos técnicos na execução dos ensaios relacionados aos serviços de diagnóstico credenciados pelo Mapa, prestados pelo LabVet, e os requisitos da ISO/IEC 17025/2017. Os escopos acreditados foram os exames de Imunodifusão em gel de ágar e ELISA para Anemia Infecciosa Equina, 2-Mercaptoetanol/SAL e Antígeno acidificado tamponado para Brucelose, Elisa para Mormo, Peste Suína Clássica (PSC) e Síndrome Reprodutiva e Respiratória dos Suínos (PRRS). Além disso, foram analisados documentos referentes à acreditação.
“A Agrodefesa tem como missão assegurar a oferta de alimentos seguros e impulsionar o desenvolvimento do agronegócio em Goiás. Por isso, é fundamental que toda sua estrutura esteja alinhada neste sentido, sempre buscando oferecer serviços de excelência para a sociedade. Essa acreditação do Inmetro reforça a confiabilidade e a segurança dos processos laboratoriais realizados no LabVet”, destaca o presidente da Agência, José Ricardo Caixeta Ramos.
“Renovar a acreditação junto ao Inmetro, além de ser exigência do Mapa, também traz benefícios para a pecuária goiana, já que significa que o laboratório atende as normas da ISO 17.025/2017. É uma forma de mostrar para a população a qualidade dos serviços prestados pelo laboratório”, declara o gerente do LabVet, Thiago Menegazzo.
O LabVet faz parte das redes de laboratórios da Agrodefesa, sendo responsável pela realização de exames veterinários de interesse para defesa sanitária animal, saúde pública e particulares. Entre os serviços realizados estão exames para a detecção de Anemia Infecciosa Equina, Brucelose, Mormo, Síndrome Reprodutiva e Respiratória dos suínos, Peste Suína Clássica e Raiva, além de exames de microbiologia, parasitologia e produção de autovacinas.
0 comentário
CNA discute temas ambientais e COP com parlamentares
Agro e Prosa Episódio 886 - O planejamento sucessório no negócio rural
Agro e Prosa Episódio 885 - Os óleos vegetais comestíveis na cesta básica
Podcast Foco no Agronegócio | Perspectivas 2025 | Insumos agrícolas
Momento crítico para tomada de crédito agrícola
Conversa de Cerca #147 - Agrocete expande atuação com foco em manejo integrado ao lançar três novos produtos de biocontrole