Feira E-Agro, em Salvador (BA) tem aumento de 50% em negócios e de público em relação a 2023 antes mesmo do fim do evento
Ao final deste sábado (9), último dia da 6ª edição da feira E-Agro, realizada em Salvador, na Bahia, contabilizou números parciais 50% maiores do que a edição da feira do ano passado. Em matéria de público, até o final da tarde eram 9 mil visitantes contabilizados entre os dias 7 e 9, contra 6 mil visitantes na parcial do ano passado. Em volume de negócios, o aumento também foi de 50% na parcial, saindo de R$ 20 milhões em 2023 para R$ 30 milhões em 2024.
Entre os visitantes, caravanas de 50 municípios baianos com cerca de 600 produtores foram trazidas para o evento. Wagner Carvalho, coordenador de agronegócios do Sebrae Bahia, destaca que a intenção foi proporcionar o contato destes produtores com os eventos técnicos e também com os expositores que já possuem um modelo de negócio formado.
De acordo com Humberto Miranda, que é presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Bahia e Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), um dos pontos altos desta edição foi a concretização de uma parceria entre cinco empresas privadas para a criação do Centro Verde, uma espécie de fazenda-modelo. a localização pe no semiárido baiano, na região de Jacobina.
“As tratativas para que estas empresas assinaram este acordo começaram na E-Agro do ano passado, e foi concretizada agora. Vai ser uma fazenda-modelo para a realização de pesquisas na área do agronegócio, implementação de novas tecnologias, um centro de formação e qualificação de mão-de-obra, além da geração de negócios”, disse.
Guilherme Moura, diretor da Faeb, destaca que uma das novidades da feira neste ano foi a criação de ‘ilhas’ específicas para setores de destaque do agro baiano, como a fruticultura e a pecuária. Para o próximo ano, de acordo com ele, está nos planos aprofundar a ideia.
“É possível pensar em algo como ilhas específicas de cada região produtora da Bahia, que é tão diversa em clima e em produção”, disse.
Franklin Santos, diretor técnico do Sebrae Bahia, destaca que outra ideia para o próximo ano de feira é aprofundar as rodadas de negócios, uma vez que a feira proporcionou aos expositores, principalmente os micro, pequenos e médios agricultores que expuseram seus produtos, oportunidades de negociar com clientes de forma direta e também com empresas interessadas em adquirir os itens.
0 comentário
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Safra de café arábica 2025/26 comprometida
CNA aborda cenários para o setor agropecuário em 2025 no MS Agro
Entre as empresas que se destacam nesse cenário, a Macfor promove neste mês o evento “Melhores Cases de Marketing Agro 2024"
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
"Produzir alimento é um ofício sagrado. Saiba que na solidão do seu ofício, você faz o bem a muitas pessoas", diz Pe. Fábio de Melo durante a SIC