FAESC presente em evento que explora a transformação digital e o futuro do setor agropecuário em SC
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) foi parceira da 7ª edição do Fórum Santa Catarina e o Agro 5.0 – evento que explorou a transformação digital e o futuro do setor agropecuário no estado. Realizado na última quinta-feira (31), o evento foi uma iniciativa do Canal Rural juntamente com as principais entidades do agronegócio catarinense.
Transmitido ao vivo para todo o Brasil, pelo Canal Rural, o fórum ocorreu no auditório da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) e reuniu lideranças, produtores, técnicos, especialistas e representantes da comunidade acadêmica. O objetivo central foi debater as novas tecnologias e as boas práticas que devem ser adotadas em um mundo cada vez mais conectado, destacando como esses elementos podem impulsionar a competitividade e a sustentabilidade do agronegócio catarinense.
“Essa iniciativa é fundamental para que o produtor continue produzindo com muita qualidade, eficiência e, dessa forma, siga contribuindo com o desenvolvimento social, a geração de emprego e o crescimento econômico. Nosso modelo de produção gera empregos e dividendos significativos para o estado, além de promover uma agricultura de alto valor agregado”, destacou o vice-presidente da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, que acompanhou toda a programação, juntamente com inúmeros presidentes de Sindicatos de Produtores da região sul do Estado, acompanhados por um número expressivo de produtores e produtoras rurais das mais variadas idades.
Argenton Pedrozo frisou, ainda, que quanto à difusão e inserção do produtor rural às novas tecnologias e à Inteligência Artificial, o Sistema Faesc/Senar/Sindicatos de Produtores Rurais tem, por intermédio de inúmeras iniciativas, como essa do Programa SC e o Agro 5.0, levado até o campo as inovações e vem promovendo a capacitação daqueles que desejam apropriar-se dessas novas tecnologias visando o incremento em sua produção.
A agenda teve início com uma visita técnica a uma propriedade rural em Criciúma, onde a comitiva conheceu a história da família Dagostim, que há cinco gerações cultiva bananas na região. Além de abastecer o mercado local e o programa de merenda escolar, a propriedade se destaca pela inovação ao processar parte da produção no próprio local, agregando valor ao produto final.
O grupo também participou de um almoço que destacou a produção catarinense, com pratos à base de carne suína e de frango, além de sorvete de leite de ovelha – produto que simboliza a verticalização nas cadeias produtivas e a diversidade da produção agropecuária estadual.
O evento contemplou, ainda, uma mesa redonda com dirigentes e representantes da iniciativa pública e privada para tratar de desafios como sucessão, infraestrutura, eficiência e competitividade.
Na abertura do fórum, o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, participou com uma mensagem em vídeo enaltecendo o Agro 5.0. “É uma satisfação para nós, do Sistema Faesc/Senar, estarmos entre os apoiadores do Projeto Agro 5.0. Essa iniciativa é fundamental para promover debates sobre inovação e boas práticas no setor, além de trazer atualizações sobre temas tradicionais, como infraestrutura, sucessão no campo e cereais de inverno. Com certeza, é um evento que contribui para promover a sustentabilidade e a melhoria da eficiência e competitividade – aspectos fundamentais para o futuro do agronegócio”.
0 comentário
Mulheres do agro debatem realidade da produção agrícola no Brasil durante o 5º ENMCOOP em Florianópolis
Ministro da Defesa chinês recusa reunião com chefe do Pentágono
Chefes de partidos da UE chegam a acordo sobre indicados de von der Leyen para Comissão
STOXX 600 fecha quase estável após negociações voláteis; setor imobiliário pesa
Ações da Target caem 20%, com varejista dos EUA esperando estagnação das vendas na época de festas
Ucrânia dispara mísseis de cruzeiro britânicos Storm Shadow contra a Rússia um dia após usar ATACMS dos EUA