Inteligência artificial potencializa resultados no manejo de fungicidas para soja
A ferrugem asiática é um dos principais problemas dos produtores de soja, podendo causar perdas de até 90% da lavoura, segundo a Embrapa. Para ter eficiência no controle dos fungos causadores desta e outras doenças da soja, o produtor precisa estar atento ao momento exato de realizar o manejo preventivo, antes de a doença se instalar, uma vez que “cada dia de atraso na aplicação do fungicida pode significar uma perda de produtividade de até R$ 100 por hectare”, segundo Davi Köhntopp, pesquisador de novos produtos do xarvio® Digital Farming Solutions, a marca global de agricultura digital da BASF.
Para ajudar o produtor nesta tarefa, uma solução digital do xarvio® baseada em inteligência artificial chamada Timing de Aplicação – já disponível para o cultivo do milho desde a última safra e recém-lançada para o plantio de soja – reúne variáveis relacionadas a clima, estádio fenológico da variedade no campo e sua tolerância genética às doenças para recomendar o momento ideal para aplicação de fungicidas. Essa solução, aliada às melhores práticas para manejo preventivo e controle de doenças em plantas, se mostrou bastante eficaz na prevenção de focos da ferrugem asiática.
Na média entre as principais doenças causadas por fungos na soja, a performance agronômica da solução com inteligência artificial chega a 99%, em comparação à recomendação de um especialista, e pode ser ainda mais precisa caso o produtor tenha estações meteorológicas compatíveis com a plataforma xarvio® FIELD MANAGER na sua fazenda.
Na prática, isso quer dizer que, ao utilizar a IA, o agricultor tem um suporte adicional para a melhor tomada de decisão na aplicação de fungicidas, com base em dados, para seguir as melhores práticas de manejo preventivo, defendidas por especialistas na área.
A solução possibilita ganhar escala e realizar análises em áreas muito maiores, que seriam humanamente inviáveis de percorrer, gerando mais economia e eficiência. Para Davi Köhntopp, esta é mais uma amostra da revolução que as novas tecnologias digitais estão promovendo no agronegócio.
“O manejo de fungicidas é um fator crucial para uma boa produtividade na soja, mas sabemos que a grande maioria dos produtores rurais, por diversos fatores, nem sempre tem condições de analisar frequentemente as inúmeras variáveis que desencadeiam as doenças e determinar o melhor momento para a aplicação. Com a solução Timing de Aplicação para Soja, ele conta com recomendações produzidas a partir de inteligência artificial, para realizar o manejo preventivo no momento certo e no lugar exato, tudo com base em dados extremamente confiáveis”, comenta Davi.
De acordo com os estudos realizados pela BASF, a solução digital baseada em IA teve resultados agronômicos confiáveis no controle de fungos causadores de cercospirose (Cercospora kikuchii), mancha alvo (Corynespora cassiicola), míldio (Peronospora manshurica), mancha parda (Septoria glycines), ferrugem asiática (Cercospora sojina), mancha do olho de rã (Cercospora sojina), antracnose (Cercospora sojina) e crestamento bacteriano (Pseudomonas savastanoi pv. glycinea).
A solução Timing de Aplicação para Soja está disponível no xarvio® FIELD MANAGER, uma plataforma robusta, que pode ser acessada pela web em computadores e dispositivos móveis e oferece soluções para facilitar a vida do produtor rural, do plantio até a colheita, podendo aumentar sua produtividade e a sustentabilidade de suas operações.
0 comentário
Mulheres do agro debatem realidade da produção agrícola no Brasil durante o 5º ENMCOOP em Florianópolis
Ministro da Defesa chinês recusa reunião com chefe do Pentágono
Chefes de partidos da UE chegam a acordo sobre indicados de von der Leyen para Comissão
STOXX 600 fecha quase estável após negociações voláteis; setor imobiliário pesa
Ações da Target caem 20%, com varejista dos EUA esperando estagnação das vendas na época de festas
Ucrânia dispara mísseis de cruzeiro britânicos Storm Shadow contra a Rússia um dia após usar ATACMS dos EUA