Indonésia expandirá terras agrícolas em 3 milhões de hectares em campanha de autossuficiência
JACARTA, 10 de outubro (Reuters) - O novo presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, planeja expandir as áreas de plantio de alimentos em três milhões de hectares (7,4 milhões de acres) nos próximos cinco anos para cultivar produtos básicos em uma iniciativa de autossuficiência alimentar, disse uma autoridade.
Prabowo, que venceu a eleição presidencial de fevereiro por uma margem convincente, prometeu alcançar a autossuficiência alimentar nos próximos quatro anos após assumir o cargo em 20 de outubro.
Dados do governo mostram que a Indonésia tem atualmente 7,4 milhões de hectares de área agrícola, um declínio de 8,5% em comparação aos 8,08 milhões de hectares em 2015, devido à conversão de terras para habitação e áreas industriais.
Prabowo quer expandir isso em 3 milhões de hectares — aproximadamente o tamanho da Bélgica — para plantar arroz, milho e soja, disse Sudaryono, um político do partido Gerindra de Prabowo, que foi nomeado vice-ministro da Agricultura do governo cessante em agosto para ajudar a preparar os principais programas do presidente eleito antes de sua posse.
"Para garantir o futuro (suprimento) para as próximas décadas, é considerado necessário criar novos campos de arroz. Atualmente, estamos planejando um total de 3 milhões de hectares de novas áreas de plantio", disse Sudaryono em um fórum com produtores de óleo de palma esta semana.
O ministério está atualmente procurando maneiras de utilizar pântanos para o cultivo de arroz nas províncias de Sumatra do Sul e Kalimantan Central, bem como na região mais oriental de Papua.
Ambientalistas expressaram preocupações de que a expansão da agricultura em lugares como Papua poderia levar ao desmatamento em algumas das últimas florestas tropicais intocadas da Indonésia, mas Sudaryono disse que esse não seria o caso.
"Não presuma que desmataremos três milhões de hectares de florestas intocadas para convertê-las em campos de arroz", disse ele.
"Há terras pantanosas cuja drenagem podemos administrar... para que possamos plantar arroz", acrescentou.
A Indonésia transformou cerca de 100.000 hectares de pântanos na província de Sumatra do Sul em campos de arroz no início deste ano para aumentar sua produção de arroz.
A produção de arroz da Indonésia está prevista em 30,86 milhões de toneladas métricas este ano, insuficiente para atender sua demanda total estimada de 31,21 milhões de toneladas. Jacarta aprovou 3,6 milhões de toneladas de cota de importação de arroz para 2024.
($1 = 15.660,0000 rupias)
Reportagem de Dewi Kurniawati e Bernadette Christina; edição de David Evans
0 comentário
CNA projeta queda de 1,9% no valor bruto da agropecuária do Brasil em 2024
Líderes do Agro: A importância do treinamento do engenheiro agrônomo para a agricultura brasileira
Prosa Agro Itaú BBA | Perspectivas para a indústria da soja e a Lei "Combustível do Futuro"
Fertilizantes produzidos com tecnologias sustentáveis reduzem emissões de gases nocivos e integram nova etapa da agricultura regenerativa
FPA leva produção agropecuária do Brasil para a COP-29
Brasil e China estão perto de acordo em miúdos suínos e pescados, dizem fontes