Aliança do Setor Produtivo de Mato Grosso recebe ex-presidente da Espanha em encontro com empresários
A Aliança do Setor Produtivo de Mato Grosso e o governador Mauro Mendes, receberam na manhã desta terça-feira (01), o ex-presidente da Espanha, José Maria Aznar, no Palácio Paiaguás, sede do governo de Mato Grosso. Durante o encontro, o presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, destacou o protagonismo dos produtores rurais para garantir a segurança alimentar mundial de forma sustentável.
“Nós não somos vilões, somos produtores. Mato Grosso aprendeu a fazer a sua conservação, a respeitar o meio ambiente e a produção sustentável. Isso nos garante um produto de excelência e cada vez melhor. Temos um estado que ocupa hoje 12,5% das áreas para produção de fibras e 22% para a pecuária. O restante está preservado e essa é a maior preocupação dos nossos produtores. Hoje conseguimos ser uma potência na produção de alimentos com sustentabilidade”, comentou Vilmondes.
Este é o primeiro evento realizado pela Aliança do Setor Produtivo de Mato Grosso, composto pela Famato, Fecomércio e Fiemt, com o objetivo de promover a integração e a representação conjunta dos interesses do setor. O ex-presidente espanhol José Maria Aznar ministrou a palestra “A polarização da política e suas consequências econômicas e sociais”, abordando também as oportunidades comerciais entre Brasil e Espanha. Durante seus dois mandatos, Aznar liderou um importante processo de reforma econômica e social e, atualmente, preside a Fundação para Análise e Estudos Sociais.
Para o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso, Silvio Rangel, eventos como esse dão visibilidade necessária de que Mato Grosso tem capacidade para melhorar a produção de forma sustentável e com isso atrai mais investimentos.
“Precisamos buscar investimentos de novas empresas, novos segmentos e é o que estamos propondo com essa aliança conjuntamente com o governo do estado. A gente espera que dê muitos frutos e que possamos mostrar também todo o nosso potencial lá fora de algo que já é sucesso por aqui”, explica Rangel.
Essa não é a primeira vez que três federações se unem para cultivo e defesa de interesses comuns do setor produtivo.
“É assim que devemos trabalhar. Os números mostram como os nossos segmentos são referências para outros estados e para outros países também. Essa primeira grande ação das três federações, trazer o ex-presidente da Espanha aqui para o Mato Grosso, é um exemplo de que conseguimos mostrar ao mundo que o nosso estado é capaz”, destaca o presidente da Fecomércio MT, José Wenceslau de Souza Júnior.
Também participaram do evento o vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta; 2º vice-presidente da Famato, Amarildo Merotti; o diretor de Relações Institucionais da Famato, Ronaldo Vinha; o diretor Administrativo e Financeiro da Famato, Robson Marques; o superintendente do Senar-MT, Marcelo Lupatini e o diretor Financeiro do Senar-MT, Allan Paulino.
0 comentário
Soja e milho em Chicago têm mais uma sessão de alta enquanto açúcar em NY consolida perda de quase 6% na semana
Agro e Prosa Episódio 914 - Como atingir máxima produtividades
Carta para o Papai Noel: Pedidos do Agro para 2025 | Ouça o Agro CNA/Senar #153
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Mercados de soja e açúcar e o planto de rastreabilidade da pecuária nacional
Safra 24/25 do Paraná pode chegar a 25,3 milhões de toneladas de grãos
As perspectivas para o agro em 2025, rumo à COP do Brasil