Efeito La Niña pode aumentar a incidência de mosca-branca no cultivo do tomate

Publicado em 07/10/2024 17:28
- Condições climáticas adversas favorecem o aparecimento de insetos sugadores - Variedades de tomate resistentes e novas soluções de manejo da BASF auxiliam agricultores no combate à praga

A mosca-branca (Bemisia spp) está listada entre as 83 pragas de maior risco fitossanitário para o Brasil, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O aumento da incidência do inseto durante temperaturas quentes e secas pode causar perdas de até 100% em lavouras de tomate. Os produtores devem redobrar os cuidados de prevenção e manejo para evitar prejuízos no cultivo.

A mosca-branca é um inseto sugador que se alimenta da seiva das plantas, podendo trazer diversos danos às culturas que ataca. Por ser um vetor de doenças, a praga representa um grande desafio aos agricultores devido ao seu alto potencial reprodutivo e poder de destruição das lavouras. Ao atacar o tomateiro, transmite viroses que favorecem o amarelecimento das folhas, maturação irregular dos frutos e perda de textura e sabor da polpa. Em casos mais severos, pode levar até mesmo à murcha da planta, resultando na queda das folhas e na perda total dos frutos.

As altas temperaturas e a baixa umidade criam um ambiente propício para o aumento da população da mosca-branca, o que pode causar a redução de produtividade do tomateiro. Esta condição do clima tem predominado em Goiás, São Paulo e Minas Gerais - principais estados produtores da fruta. A probabilidade de ocorrência do fenômeno climático La Niña, caracterizado por períodos mais secos no Centro-Oeste, vai requerer ainda mais atenção dos agricultores para a presença e controle do inseto.

"O controle de pragas é uma das maiores preocupações dos produtores de tomate, ainda mais durante condições climáticas adversas, quando a lavoura fica mais suscetível a ataques de pragas como o da mosca-branca. Por isso, é importante que o agricultor tenha as ferramentas necessárias em mãos e saiba como usá-las no momento correto para garantir uma boa produtividade na safra”, afirma a engenheira agrônoma Marina Pacheco, Desenvolvimento de Mercado da BASF Soluções para Agricultura.

Soluções para o manejo de pragas no tomateiro

Para auxiliar os produtores a enfrentarem esse cenário desafiador, Vinquo® é uma nova solução de alta performance formulado a partir da molécula Inscalis®. O produto, voltado para o controle de pragas sugadoras, é um dos principais lançamentos da BASF neste ano, resultado de um investimento anual de 900 milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento de soluções para a agricultura.

O inseticida tem como principal diferencial seu modo de ação que paralisa a alimentação do inseto em poucos minutos e, consequentemente, a transmissão de viroses nas culturas.Além disso, a baixa carência e o efeito translaminar da solução possibilitam a rápida penetração nas plantas independente da fase de desenvolvimento da praga – otimizando o tempo e recurso dos agricultores.

"Trazemos ao mercado um produto que combate os problemas reais do campo, maximizando a qualidade e produtividade, contribuindo com o legado dos agricultores”, ressalta Katty Corrente, Líder de Marketing Sistema Produtivo Hortifruti, Cana-de-açúcar e Café da BASF Soluções para Agricultura.

Variedades mais resistentes à mosca-branca

Complementando as soluções para o cultivo de tomate, a Nunhems®, marca de sementes e hortaliças da BASF, tem investido no desenvolvimento de híbridos resistentes a viroses. É o caso do Strongton®, variedade de tomate de alto teto produtivo que apresenta resistência às principais viroses que ameaçam o rendimento do tomateiro, como o Vírus do Rugoso (ToBRFV) e o geminivírus (TYLCV) transmitido pela mosca-branca.

A marca também se destaca por seu pioneirismo no segmento de enxertia, oferecendo ao agricultor os porta-enxertos Enpower, Encatcher, Enbracer e Enholder. Além de serem resistentes a importantes doenças do solo, as soluções proporcionam maior aproveitamento de água e nutrientes, suportando melhor o estresse hídrico em condições adversas de altas temperaturas como as do efeito La Niña.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
BASF

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário