Aumentos nas tarifas ferroviárias levarão a novas perdas para agricultores ucranianos, diz associação
KIEV, 24 de setembro (Reuters) - Os planos da empresa ferroviária estatal ucraniana Ukrzaliznytsia de aumentar as tarifas de frete afetarão os agricultores em dificuldades e levarão a uma queda na produção e nos volumes de exportação, disse a associação empresarial agrícola ucraniana UCAB.
A associação disse que a Ukrzaliznytsia pretende aumentar a tarifa de transporte de vagões vazios para agricultores em 67%.
"Isso pode aumentar o custo do transporte de grãos em 50-60 hryvnias por tonelada e levará a um aumento nas despesas dos agricultores durante a guerra em cerca de 2 bilhões de UAH (quase US$ 50 milhões) por temporada", disse a UCAB em um comunicado na noite de segunda-feira.
A Ukrzaliznytsia disse que planeja unificar as tarifas de transporte ucranianas e que poderia aumentá-las em cerca de 7%. Ela não confirmou o número usado pela UCAB.
No início deste mês, os planos de aumentar as tarifas foram criticados pelo sindicato dos comerciantes, que disse que isso só poderia piorar a situação dos agricultores que sofrem com a queda dos preços globais dos alimentos.
As colheitas ucranianas provavelmente diminuirão em 2024 devido à menor área de semeadura causada pela invasão em grande escala da Rússia em 2022 e ao clima desfavorável.
($1 = 41,3105 hryvnias)
Reportagem de Pavel Polityuk Edição de Ros Russell
0 comentário
Bom dia Agro 22/11/24 - Carnes para o Carrefour, orçamento, petróleo e mercado de fertilizantes
IPPA/Cepea: IPPA avança 5,5% em out/24, mas acumula queda de 2,5% no ano
CNA projeta queda de 1,9% no valor bruto da agropecuária do Brasil em 2024
Líderes do Agro: A importância do treinamento do engenheiro agrônomo para a agricultura brasileira
Prosa Agro Itaú BBA | Perspectivas para a indústria da soja e a Lei "Combustível do Futuro"
Fertilizantes produzidos com tecnologias sustentáveis reduzem emissões de gases nocivos e integram nova etapa da agricultura regenerativa