Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Incêncios, Carbono, Lei do Desmatamento Zero da Europa e Marco Temporal
Ricardo Arioli comenta uma seleção de notícias dos principais assuntos ligados ao Agro, nesta semana.
A NASA estuda sistemas agropecuários mais resilientes ao aquecimento global. O Brasil já está no caminho, mas precisa mais pesquisa e ação. Embrapa faz lançamentos na Expointer. A FPA quer punição rigorosa para incêndio criminoso.
Nossa Agricultura tropical emite menos Carbono do que a Agricultura temperada do hemisfério norte.
Nossos Sistemas Integrados de Produção podem ser Carbono neutro. Então, cadê o nosso Carbono?? O Eduardo Bastos, um especialista nesta área, que é presidente da Comissao do Carbono e está assumindo a Secretaria de Inovação do MAPA, reponde essas perguntas e fala dos seus desafios agora no governo.
Delegações Europeias continuam nos visitando, querendo saber como vamos atender as exigências da Lei do Desmatamento Zero da Europa. Nós continuamos recebendo cordialmente, mostrando a sustentabilidade do nosso Agro, e dizendo que desconfiamos que não é com o fim do desmatamento que eles estão preocupados, de verdade. O Rodrigo Lima, do Agroícone, especialista nesses assuntos, é o nosso entrevistado neste Bloco.
O MarcoTemporal para demarcações de terras indígenas está bem claro na Constituição. Mesmo assim, a briga continua, para mudar o entendimento. Depois de várias batalhas no Congresso, no Executivo e até no STF, foram convocadas Audiências de Conciliação, para ver se chegamos num consenso. O Dr. Rudy Ferraz, representante da CNA nessas audiências, conta como elas estão acontecendo, e o que os produtores esperam desse diálogo tenso
0 comentário
Soja e milho em Chicago têm mais uma sessão de alta enquanto açúcar em NY consolida perda de quase 6% na semana
Agro e Prosa Episódio 914 - Como atingir máxima produtividades
Carta para o Papai Noel: Pedidos do Agro para 2025 | Ouça o Agro CNA/Senar #153
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Mercados de soja e açúcar e o planto de rastreabilidade da pecuária nacional
Safra 24/25 do Paraná pode chegar a 25,3 milhões de toneladas de grãos
As perspectivas para o agro em 2025, rumo à COP do Brasil