Missão Comercial Índia leva o sabor brasileiro para o outro lado do mundo

Publicado em 26/08/2024 16:43

Delegação brasileira desembarca no continente asiático para a Missão Comercial que acontece entre os dias 28 e 30 de agosto em Mumbai, a maior e mais importante cidade da Índia. A missão organizada pela Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) promete muitas oportunidades de negócios, especialmente para maçãs, avocados e limões do Brasil.

Na ocasião, a associação incentiva a participação dos produtores, com o objetivo de fomentar o networking e impulsionar novos acordos internacionais, fortalecendo a exportação dos nossos produtos. Estarão presentes os produtores dos mais diversos tipos de frutas brasileiras, além de amostras de seus produtos para serem expostos e distribuídos para o público durante o evento. São aguardados exportadores, produtores, representantes comerciais, distribuidores, associações e instituições locais. Entre as empresas confirmadas estão Citrolima, Be Fruit, Frutas Don Vicente, Up Fruit, Brasfruit, Frutas Cone e Xportare.

Durante a viagem pela Índia, a delegação de produtores da Abrafrutas realizará visitas técnicas para conhecer o mercado e a produção de frutas do país. Estão previstas visitas a centros de produção e mercados, visando compreender melhor como funciona o comércio e o consumo de frutas entre o consumidor asiático.

Oportunidades para o Brasil

Com uma economia em expansão e uma população de mais de um bilhão de pessoas, a Índia demonstra um enorme potencial para exportadores brasileiros, além de desempenhar um papel de grande influência para a região do sudeste asiático. Nos últimos anos, as exportações brasileiras para a Índia registraram crescimento constante, refletindo a crescente importância deste mercado para a nossa economia. 

Alexandre Duarte, diretor-executivo da Fermac, destaca a importância da Ásia como mercado consumidor de frutas brasileiras: “Nas duas últimas semanas estamos embarcando uma média de 150 toneladas de manga por semana. São países com um poder de consumo absurdo, e também têm a necessidade de novidades em termos de alimentação. Crescemos e aprendemos muito a trabalhar e produzir frutas de qualidade, e os asiáticos, que estão sempre atentos ao que acontece no mundo, viram o potencial do Brasil e não perderam a oportunidade”, comenta.

Em 2023, o mercado indiano movimentou aproximadamente US$ 4 bilhões na importação de frutas, com o Brasil representando apenas 0,3% de toda importação indiana no segmento. Das novas iniciativas de abertura de mercado de frutas brasileiras para a Índia se destacam as aberturas de Citros e Avocado, oportunidades ímpares para as empresas exportadoras brasileiras — tendo a importação de citros da Índia movimentado aproximadamente U$ 91 milhões, e o mercado de avocados aproximadamente U$ 10 milhões em 2023, segundo dados do Ministério do Comércio Exterior Indiano.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Abrafrutas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário