Com recorde de público, edição de 30 anos da Fenasucro & Agrocana alcança R$ 10,7 bilhões em volume de negócios
A Fenasucro & Agrocana confirmou o cenário otimista da bioenergia e seu papel como referência mundial na promoção do setor ao lançar novas tecnologias, equipamentos e soluções, ajudando o Brasil a desempenhar o protagonismo na transição energética global, na sustentabilidade e na mobilidade de baixo carbono. Prova disso é que a feira alcançou R$ 10,7 bilhões em negócios, iniciados durante os quatro dias de evento, superando em cerca de 30% a edição de 2023, segundo levantamento realizado pelo CEISE Br junto aos expositores.
A 30ª edição da feira também teve recorde de público, um aumento de 6% em relação ao ano passado, com destaque para a alta na qualificação, com 67% deles indicando poder de decisão de compra. Já a geração de leads para os expositores apresentou crescimento de 6% na comparação com 2023.
“Os 30 anos da Fenasucro & Agrocana foram realmente históricos, já que batemos recordes na geração de negócios e na qualificação do público presente. Recebemos mais de 60 países e representantes de todos os estados brasileiros, que vieram conhecer nossas inovações, tecnologias e produtos, que fazem do Brasil o precursor da transição energética global.”, afirmou o diretor da feira, Paulo Montabone.
Para a presidente do CEISE Br, Rosana Amadeu, a 30ª edição da feira foi um grande sucesso, tanto em termos de público, quanto de negócios. “A presença do governador Tarcísio e de outras autoridades, lideranças e empresários trouxe um novo olhar para o potencial das nossas indústrias, da nossa região e para a capacidade que a Fenasucro & Agrocana possui de reunir, em um só lugar, inovação, tecnologia, network e pautas relevantes”, disse.
Contatos iniciados
O evento atraiu um público qualificado e interessado em novas oportunidades de crescimento e inovação, motivado pelo bom momento do setor. Com isso, os expositores celebram os resultados positivos da edição.
Bernardo Camara, diretor financeiro-comercial da Citrotec, revelou que a feira superou as expectativas da empresa em termos de movimento e negócios prospectados. "Foi um momento de fortalecer o relacionamento e abrir portas para futuras oportunidades. Tivemos um crescimento de 20% no número de contatos, em comparação com o ano anterior", afirmou.
No entanto, ele observou que o processo de fechamento de negócios leva mais tempo, devido à complexidade e necessidade de detalhamento na engenharia dos produtos oferecidos pela Citrotec. “Estou confiante de que os novos contatos que fizemos durante a feira serão fundamentais para o crescimento futuro da nossa empresa.”
Já o gerente de vendas da SEW, Fernando Zotarelli, destacou as expectativas positivas da empresa para o futuro do setor de usinas no Brasil. Ele revelou que a SEW está atenta às novas oportunidades e projetos de expansão que surgem no mercado.
“Recebemos informações de uma engenharia especializada em assessoria para novos projetos e retrofit, incluindo modernizações em usinas, ampliações e melhorias no campo fabril. Isso é extremamente positivo para nossa empresa.”, disse.
Zotarelli também destacou como ponto positivo para a SEW a visitação na Fenasucro & Agrocana. “Recebemos pessoas importantes, que estarão envolvidas nas decisões futuras. O relacionamento e as oportunidades de negócios gerados durante o evento são valiosos para a empresa e para o desenvolvimento de futuros projetos”, concluiu.
Grandes nomes presentes
A feira reuniu autoridades, especialistas, empresários e lideranças do setor. Em sua passagem pela Fenasucro & Agrocana, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou que as respostas para a descarbonização e promoção de um agro sustentável estão no estado de São Paulo e enfatizou a importância de investir em tecnologias que não apenas impulsionem o setor, mas também contribuam para uma matriz energética mais limpa e diversificada.
“A solução está aqui. As respostas que o mundo precisa para o processo de descarbonização estão em nosso estado. Temos um agro poderoso. Precisamos avançar com a produção de biogás, SAF (Combustível Sustentável de Aviação), hidrogênio verde, híbrido flex, além de deixar de queimar diesel e usar biometano. A indústria automobilística deve caminhar na direção dessa vocação”, declarou o governador.
Carlos Ubiratan Garms, presidente de honra da 30ª edição, afirmou que a feira foi realizada em um momento único na história, pois o setor é parte da solução de um dos maiores desafios globais que é a descarbonização.
“Precisamos crescer a oferta de energia limpa em 30% para atingir as metas de descarbonização. O agro brasileiro tem capacidade de atender 90% dessa produção. Toda a cadeia de negócios está pronta. É uma conjuntura de fatores que cria um cenário realmente excepcional. Temos que nos preparar, tanto setor privado quanto público, para alcançarmos nosso máximo potencial”, reforçou em sua passagem pelo evento.
Em 2025
A 31ª edição da Fenasucro & Agrocana será realizada de 12 a 15 de agosto de 2025, no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho (SP). O evento, que tem apoio oficial exclusivo do CEISE Br e organização e promoção da RX Brasil, é o único do mundo exclusivamente voltado à toda cadeia de produção bioenergética. Reúne, anualmente, milhares de profissionais de usinas, indústrias de alimentos e bebidas, papel e celulose, transporte e logística e distribuidoras e comercializadoras de energia do Brasil e de mais 60 países do mundo.
0 comentário
T&D - Íntegra do programa de 25/12/2024
T&D - Íntegra do programa de 24/12/2024
Do Marco Temporal à Lei dos Bioinsumos, 2024 foi ano de grandes batalhas para o agronegócio em Brasília
Cenário futuro do milho é promissor, mas infraestrutura precisa acompanhar
Suzano vai elevar preços de celulose em todos os mercados a partir de janeiro
A grande volatilidade do mercado do café foi o maior desafio para a indústria cafeeira em 2024