Com nova lei, Cadastro Ambiental Rural basta para apuração de área tributável pelo ITR

Publicado em 29/07/2024 16:02

Entrou em vigor a Lei 14.932/2024, que simplifica a declaração do imposto sobre a propriedade rural. A nova norma, que altera o Código Florestal, autoriza o uso do CAR (Cadastro Ambiental Rural) para apuração da área tributável de imóvel rural. A nova lei também retira a obrigatoriedade do uso do Ato Declaratório Ambiental para redução do valor devido no ITR.

O CAR é um registro público eletrônico nacional, obrigatório a todos os proprietários de imóveis rurais. Foi criado para integrar as informações ambientais das propriedades rurais, compondo uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

Para o tributarista Luiz Eduardo Schemy, do Diamantino Advogados Associados, a nova lei representa uma simplificação na vida do produtor rural. “Foi eliminada uma das obrigações fiscais dos proprietários sem que com isso haja qualquer risco à preservação ambiental e à gestão sustentável das propriedades rurais”.

“Considerando que todas as informações necessárias à apuração do valor tributável pelo ITR já constam do CAR, realmente não se justifica a manutenção da obrigatoriedade do ADA, cuja revogação também foi disposta na nova legislação”, complementa.

Aprovada pela Câmara dos Deputados em dezembro, a lei foi sancionada sem vetos pela Presidência da República e está em vigor desde o dia 23 de julho de 2024, data em que foi publicada no Diário Oficial da União.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Diamantino Advogados Associados

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário