Produtores rurais comemoram resultados da Assistência Técnica e Gerencial do Sistema FAESC/SENAR
As ações do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), foram um sucesso em 2023 e iniciaram este ano de forma consolidada. A iniciativa conta com a parceria dos Sindicatos Rurais e, desde 2016, contribui para promover inovações no campo e fortalecer o empreendedorismo rural.
Somente no ano passado, foram atendidas 8.710 propriedades rurais. Outras ações da ATeG como os Dias de Campo e Oficinas Técnicas contemplaram 94 eventos com mais de 4 mil participantes no ano passado.
A produtora de leite Maria dos Santos Borges e o marido Edivaldo estão entre os participantes que comemoram os expressivos resultados que a ATeG trouxe para a propriedade da família, em Balneário Gaivota. O casal, que foi protagonista da campanha de comunicação do Senar "Agro: do campo pra você", participou recentemente do 2º Encontro Estadual da ATeG, em São José, na Grande Florianópolis. Acompanhados pela filha, eles contaram sua história no segmento de bovinocultura de leite e emocionaram os participantes.
Cansada de enfrentar tantas dificuldades, Maria foi estimulada a procurar o Senar/SC e, com as orientações corretas de manejo do solo e outras técnicas, a família aumentou sua produção de mil para 3 mil litros de leite por mês, sem ampliar o número de animais. “Tudo isso foi possível graças ao apoio do Senar/SC. Quero agradecer todo o cuidado do órgão e do nosso técnico de campo da ATeG Ricardo Nunes que não desistiu da gente e foi o fator decisivo para o nosso sucesso”, ressaltou a empresária rural.
ENTENDA A ATEG
A qualificação oferece ao produtor um modelo de adequação tecnológica associada à consultoria gerencial, que prioriza a gestão da atividade de forma eficiente e permite alcançar mudanças efetivas no ambiente das empresas rurais. Hoje, atuam no programa 211 técnicos de campo, 11 supervisores técnicos e 87 Sindicatos Rurais de 279 municípios. A coordenação estadual é de Paula Coimbra Nunes.
A iniciativa, que já atende 10 cadeias produtivas (agroindústria; agroindústria apícola; apicultura; bovinocultura de leite; bovinocultura de corte; fruticultura; maricultura; olericultura; ovinocultura de corte e piscicultura), beneficiará a partir deste ano o setor de turismo rural.
Com duração de dois anos, a metodologia é aplicada em cinco etapas: diagnóstico produtivo individualizado; planejamento estratégico; adequação tecnológica; capacitação profissional complementar e avaliação sistemática dos resultados. Os produtores assistidos recebem a visita do técnico uma vez por mês, além de acompanhamento contínuo a distância.
O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, avaliou que a implementação da ATeG aliada às demais ações do Senar/SC e de outras entidades e órgãos, tornou as propriedades catarinenses reconhecidas como exemplos de empreendedorismo. “Os significativos resultados são realidade porque o produtor está cada vez mais interessado em obter conhecimentos e porque contamos com a dedicação de eficientes equipes e excelentes parceiros em todas as áreas”.
0 comentário
Inadimplência atinge apenas 7,4% da população rural do país, mostra Serasa Experian
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Safra de café arábica 2025/26 comprometida
CNA aborda cenários para o setor agropecuário em 2025 no MS Agro
Entre as empresas que se destacam nesse cenário, a Macfor promove neste mês o evento “Melhores Cases de Marketing Agro 2024"
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024