De Olho no Material Escolar fará imersão nas práticas do setor rural com 2 mil estudantes da região durante a Agrishow 2024
O conhecimento sobre a realidade do agronegócio brasileiro - dinâmico, tecnológico, sustentável, produtor de alimentos, oportunidades profissionais e riqueza - precisa estar mais presente nas salas de aula. Para aproximar o setor da comunidade escolar, a associação De Olho no Material Escolar vai aproveitar a Agrishow 2024 e, entre outras atividades, levará cerca de 2 mil estudantes e professores da região, das redes pública e particular, para uma imersão em empresas parceiras, em visitas guiadas por monitores e técnicos. As atividades, com alunos principalmente do 9º ano do Ensino Fundamental II, acontecerão nos dias 29 e 30/04, 02 e 03/05, pela manhã e à tarde.
O nome desse programa é “Vivenciando a Prática”, um dos eixos de trabalho da Associação, que tem como objetivo principal atualizar os materiais escolares com dados científicos, públicos e de fontes qualificadas, com destaque para o agro. Desde 2021, mais de 20 mil crianças e jovens do ensino fundamental (I e II) e médio passaram por essa imersão na realidade do setor rural, desde as lavouras até a agroindústria, além de feiras e eventos.
“É importante mostrar ao estudante essa conexão entre o campo e a cidade, entre escola e produção, entre teoria e realidade”, explica Letícia Jacintho, presidente da associação De Olho no Material Escolar, que completa: “Além de ampliar conhecimento, de ter a oportunidade de sentir orgulho de ser brasileiro - um país que produz - e a sensação de pertencimento, esse trabalho contribui para o conhecimento profissional sobre o agronegócio e as inúmeras oportunidades que podem se abrir para o futuro de crianças e jovens”, destaca.
Desafios – O público da Agrishow 2024 poderá saber mais sobre as ações da De Olho no Material Escolar, em palestras (data/horário a confirmar) em estandes de empresas apoiadoras.
Destaque para as propostas da associação para o Brasil encarar os desafios da educação nos próximos dez anos e para políticas públicas que estimulem a qualificação dos estudantes para um mercado de trabalho cada vez mais desafiador. Esses assuntos, que dizem respeito ao Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034, foram debatidos em recente evento promovido pela DONME na sede da FIESP, com especialistas renomados, e serão debatidos no Congresso Nacional nos próximos meses.
0 comentário
Diretor da Abbins atualiza sobre regulamentação da produção de bioinsumos on farm no Brasil
Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Mercado de Carbono, Logística, Seguro Agrícola, COP29, China, Carrefour e Argentina
ARP#365 - Caminhos para a pecuária do futuro
Focos de raiva herbívora são identificados em Erval Grande/RS
Ministro Fávaro reforça atuação dos adidos agrícolas na abertura de novos mercados globais
Tereos inicia nova fase do Centro de Operações Agroindustriais e incorpora novas atividades e ferramentas para agilizar logística