Sustentabilidade: Aprosoja/MS e Ampasul certificam unidades produtoras de soja
O projeto piloto de certificação da soja sul-mato-grossense iniciou nesta semana, na região norte do estado. O acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Aprosoja/MS e a Ampasul prevê a instituição do Programa de Certificação Round Table on Responsible Soy Association (RTRS). Nesta primeira etapa, o objetivo é certificar seis unidades produtoras que já possuem as certificações Algodão Brasileiro Responsável (ABR) e Better Cotton Initiative (BCI).
O processo de adesão voluntária consiste no atendimento de indicadores técnicos, ambientais, sociais, econômicos e de gestão, e conta com auditoria externa realizada nas instalações das fazendas, ao longo de dois dias.
"Como um dos principais produtores de soja do país, a busca pela sustentabilidade já é uma realidade em Mato Grosso do Sul. A introdução desta certificação permite a rastreabilidade do grão, agregando valor à cadeia produtiva. A longo prazo, isso pode impulsionar nossa competitividade no mercado externo, maximizando os resultados econômicos para os produtores rurais e impactando positivamente em todo o cenário estadual", ressalta o presidente da Aprosoja/MS, Jorge Michelc.
O coordenador de campo da Aprosoja/MS, Dany Corrêa, destaca que o projeto está sendo desenvolvido em três grupos, totalizando as seis fazendas desta fase. “O que chama atenção neste momento, é o interesse dos proprietários em se adequar às exigências, evidenciando o potencial desse projeto, tanto para a soja quanto para o milho”, afirma Corrêa.
Apesar de atenderem culturas e protocolos distintos, as certificações possuem similaridades legais em nível nacional e internacional. “Essa similaridade entre as certificações ABR, BCI e RTRS é um fator positivo, uma vez que as unidades produtoras de algodão já estão em conformidade com a maioria dos requisitos exigidos para a certificação da soja e do milho, trazendo mais celeridade ao processo”, conclui o coordenador de sustentabilidade da Ampasul, Cícero Miguel.
Round Table on Responsible Soy Association (RTRS)
Fundada em 2006 em Zurique, na Suíça, a Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) é uma organização sem fins lucrativos que promove o crescimento da produção, comércio e uso de soja responsável. A associação funciona por meio da cooperação com os atores participantes da cadeia de valor da soja ou relacionados a ela - desde a produção até o consumo.
Em todo o mundo, são 47,6 mil produtores certificados, cerca de 2,1 milhões de hectares e 6,8 milhões toneladas de soja certificada, até 2022. No Brasil, a RTRS abrange uma área de 1,5 milhão de hectares e uma produção de 5,6 milhões de toneladas.
0 comentário

Fixação de nitogênio via foliar traz ganhos de produtividades e sustentabilidade na produção

Inmet e Mapa instalam nova estação automática no Rio Grande do Sul

Casa Branca propõe eliminar pesquisa climática de agência NOAA em proposta orçamentária

Estudo inédito aponta que Minas Gerais tem 15 milhões de hectares com potencial para projetos florestais

Abertura da Colheita da Noz-Pecã celebra retomada após eventos climáticos

Lula irá à China em maio para mais um encontro com Xi Jinping