O Dia Mundial da Água: o que fazer para preservar esse bem essencial à vida humana?

Publicado em 18/03/2024 10:53
Por Ana Paula Wiezel Salvador, professora de Biologia no Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré

Como em uma orquestra viva, a água evapora do mar, vira nuvem, provoca a chuva, que vira rio e volta a desaguar no mar.

A água que circula em nosso corpo, assim como o ar que respiramos, repete esse mesmo movimento, ligando-nos uns aos outros e ao ambiente que nos cerca. Esse equilíbrio depende de todos os seres vivos, mas nos esquecemos um pouco dessa ideia de sintonia e acabamos provocando mudanças, sem nos preocuparmos com as consequências em nosso planeta.

A água é o recurso natural de maior importância para a existência dos seres vivos na Terra. Sem ela, nenhum humano, vegetal ou animal sobreviveria. Entendendo isso, as grandes civilizações no passado se desenvolveram às margens de grandes rios e lagos. Mas o que chama a atenção é que esse valioso recurso natural vem sendo colocado em risco, por ter sido tratado de maneira irresponsável ao longo de décadas.
 

Embora os rios e lagos se renovem, quando a água evapora e volta à superfície em forma de chuva, neblina ou neve, muitas vezes, ela não pode ser reaproveitada por contaminação de poluentes. No Brasil, estima-se que cerca de 70% da poluição das águas seja de origem agrícola, 22% industrial e 8% pelo uso doméstico. Além disso, outro agravante é o desperdício, e o Brasil lidera os percentuais em relação à rede de distribuição mundial. E qual o motivo? Infraestruturas antigas, como encanamentos velhos e quebrados; ligações ilegais, com falhas e vazamentos; e falta de bom senso no uso do recurso. Além disso, na agricultura, a utilização da água para irrigação do solo utiliza técnicas ineficientes.

Governos e o setor industrial podem fazer muita coisa para mudar essa história. Mas você também! Conhecer o ciclo da água, entender os problemas causados pela escassez e a poluição é, sem dúvida, um passo importante para administrar melhor o uso desse recurso precioso. Mas não é só isso. As pequenas atitudes feitas por todos fazem muita diferença! Não sabe como começar? Veja alguns exemplos:

Não abuse da água – feche as torneiras ao lavar a louça e escovar os dentes. Tome banhos curtos, dando preferência ao chuveiro em relação à banheira, que requer menos litros de água. Regue as plantas com regador. Lave o carro com baldes ao invés de mangueiras e utilize a vassoura para limpar a calçada;
 
Reutilize a água – colete água da chuva para lavar quintais e molhar plantas;
 
Recicle e reutilize materiais – ao fazer isso, evitamos que mais água seja utilizada na fabricação de novos produtos;
 
Utilize sua voz e imagem – pesquise e fale em suas redes sociais sobre os problemas da água, saneamento básico e água potável ao redor do mundo. Divulgue projetos de educação ambiental;
 
Apoie associações que desenvolvam educação ambiental – participe de projetos de maneira ativa.

Lembre-se: Você não é o único responsável, mas é peça-chave desse sistema. Por isso, pode, sim, cuidar desse recurso. Comece já!

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Mackenzie

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário