Secretaria de Agricultura busca apoio para aprimorar levantamento de safra no Estado de São Paulo
Pensando em intensificar e aprofundar as pesquisas sobre a safra agrícola paulista, representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estiveram na Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, na última sexta-feira (08/03), para propor a retomada de um intercâmbio tecnológico entre CONAB, IBGE e SAA.
O objetivo da ação é organizar a cadeia produtiva paulista, de modo que as informações representem o agro, de modo mais próximo possível. O secretário executivo da Agricultura, Edson Fernandes, sugeriu firmar um termo de cooperação técnica entre as entidades.
O foco principal entre as iniciativas, além de potencializar o levantamento de safra paulista, é contribuir para fixar os preços dos produtos no Estado, por meio da atuação do Instituto de Economia Agrícola com contribuição da CATI. O IEA realiza pesquisas sobre estatísticas de preço, área e produção, mercados florestais, salários, entre outros. Os levantamentos estatísticos servem de modelo para outras instituições e os preços agrícolas são referência para atacadistas, varejistas e produtores.
O Índice de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR), fechou o ano de 2023 em alta de 1,06%. Separados por grupos de produtos, enquanto o índice de origem vegetal (IqPR-V) subiu 5,77%, o índice de origem animal (IqPR-A) apresentou queda de 9,46%. Dentre os principais produtos que tiveram aumento nos preços, destacou-se a laranja para indústria (+68,58%), impactadas pela incidência do greening nos pomares paulistas.
A Conab está presente em todas as regiões brasileiras, com superintendências nos 26 estados e no Distrito Federal, além de 64 Unidades Armazenadoras, como armazéns convencionais, graneleiros, que são capazes de estocar diversos produtos agrícolas e garantir o suprimento alimentar da população.
Estiveram presentes na reunião o coordenador da CATI, Ricardo Pereira, o dirigente de Assessoria Técnica do Gabinete, Alberto Amorim, o coordenador de Câmaras Setoriais, José Carlos de Faria, diretor do IEA/APTA, Felipe Camargo, a superintendente da Conab/SP, Renata de Moraes Vicente Camargo, o gerente de Safras, Marisete Belloli e o superintendente do IBGE de São Paulo, Francisco Barcia.
0 comentário
Defensivos agrícolas em pauta: Câmara debate neonicotinóides e seus impactos no campo e no meio ambiente
Carta Aberta de representantes da cadeia produtiva brasileira em resposta ao CEO do Carrefour sobre carnes produzidas no Mercosul
FPA cobra ações no Congresso Nacional contra barreiras comerciais francesas ao agro brasileiro
Diretor da Abbins atualiza sobre regulamentação da produção de bioinsumos on farm no Brasil
Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Mercado de Carbono, Logística, Seguro Agrícola, COP29, China, Carrefour e Argentina
ARP#365 - Caminhos para a pecuária do futuro