Perdas do setor agrícola ucraniano por guerra dobram para US$80 bi, dizem analistas
KIEV (Reuters) - O setor agrícola ucraniano sofreu quase 80 bilhões de dólares em perdas diretas e indiretas com a invasão da Rússia, disseram analistas da Escola de Economia de Kiev (KSE) na quarta-feira.
No início de janeiro de 2023, os analistas tinham essas perdas em 38 bilhões de dólares.
A Ucrânia é um grande produtor e exportador global de grãos, mas grandes áreas do leste e do sul do país foram disputadas, ocupadas e minadas desde a invasão da Rússia em fevereiro de 2022.
Usando dados do governo ucraniano e de outras fontes, os analistas da KSE disseram que as perdas diretas do setor agrícola ucraniano chegaram a 10,3 bilhões de dólares até 31 de dezembro de 2023, em comparação com 7,8 bilhões no ano anterior.
O número incluiu perdas de 5,8 bilhões de dólares com a destruição de equipamentos, 1,8 bilhão de dólares com danos a silos e quase 2 bilhões de dólares com produtos agrícolas arruinados.
Os analistas estimaram que as perdas indiretas, incluindo a perda de produção, a redução das exportações, o aumento dos custos de produção e a remediação do solo danificado, foram de cerca de 69,8 bilhões de dólares.
(Reportagem de Pavel Polityuk)
0 comentário
Mensurar pegada de carbono é primeiro passo para descarbonizar a agricultura
Após queda nas exportações de carne de frango por embargos, RS deve ver estabilização em 2025, diz liderança
Ministério da Agricultura publica ato normativo que garante isonomia regulatória em processo de reavaliação de defensivos agrícolas
Caso Carrefour: para Ricardo Santin, falas problemáticas estão no contexto da possibilidade de acordo entre União Europeia e Mercosul
Uso do DDG na avicultura de corte é vantajoso, segundo especialista, mas ainda incipiente
Parceria entre empresas digitaliza 100% das suas operações de Barter, promovendo eficiência e transparência no agronegócio