Agro Plus: programa de assistência agrícola chega a mais dois estados
Auxiliar o produtor rural no cumprimento das legislações que regulamentam o meio ambiente, gestão de resíduos, construções rurais, saúde e segurança no trabalho, este é o objetivo do Agro Plus, maior programa privado de assistência técnica agrícola do país.
Coordenado nacionalmente pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE), com a recém-chegada a São Paulo e Paraná, o Agro Plus passa a atuar em 12 estados brasileiros. As atividades em solos paulista e paranaense acontecem por meio de parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
A renomada instituição conta com aproximadamente 10 mil alunos e mil docentes. O Campus abriga os Centros de Ciências Exatas, Humanas e Biológicas, nos quais estão alocados 30 Departamentos Acadêmicos que oferecem 40 cursos de graduação. A região na qual será aplicado o Agro Plus tem características ambientais interessantes, com remanescentes de Mata Atlântica e de Cerrado, sendo uma das regiões do Estado de São Paulo com os maiores índices de preservação da vegetação nativa.
De acordo com o IBGE (2023), ao analisar a soma das áreas plantadas com algodão, cana, milho e soja, culturas amplamente atendidas pelo Agro Plus, é possível constatar que o Paraná ocupa a segunda posição em nível nacional, com um total de 9,25 Mha cultivados, com destaque para a soja (5,67 Mha). Já São Paulo ocupa a terceira posição, com um total de 7,60 Mha, sendo 5,50 Mha dedicados à cana-de-açúcar.
O diretor de Sustentabilidade da ABIOVE, Bernardo Pires, destaca a importância de expandir o programa para essas grandes regiões produtoras. “O propósito principal é engajar o Agro Plus em projetos de extensão e pesquisa voltados aos agricultores. É uma oportunidade de disseminar as melhores práticas, estimular a produção sustentável e ampliar as oportunidades econômicas com a implementação de novas técnicas de manejo, gestão ambiental, gestão econômica e financeira do empreendimento rural, além de promover a qualidade de vida dos trabalhadores rurais e das comunidades locais.”
Por meio de um check list completo com mais de 250 indicadores, os técnicos do Agro Plus vão até as propriedades rurais para diagnosticar a realidade de cada uma delas no intuito de aperfeiçoar a gestão como um todo, seja na parte ambiental, social e econômica. Do respeito ao meio ambiente, passando pelo cumprimento da legislação vigente, sustentabilidade social e controle financeiro, os resultados são inseridos em relatório que apontará soluções, caminhos e orientações para melhorar a qualidade de vida nas propriedades e aumentar as oportunidades econômicas.
Com 13 anos de existência, o Agro Plus é gratuito, prático, inclusivo, aplicável e oferece capacitação a produtores rurais das mais variadas culturas por meio da distribuição de materiais didáticos, promoção de cursos sobre saúde e segurança no trabalho, adequação de construções rurais, regularização ambiental, conservação dos recursos naturais, governança das atividades produtivas e o bem-estar social de trabalhadores e comunidades locais, além de realizar dias de campo e visitas técnicas para análise e monitoramento dos indicadores de desempenho. O programa já atendeu mais de oito mil produtores situados em 12 estados (BA, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PR, PI, RS, SP e TO). Saiba mais em agroplusbrasil.com.br
0 comentário
Mensurar pegada de carbono é primeiro passo para descarbonizar a agricultura
Após queda nas exportações de carne de frango por embargos, RS deve ver estabilização em 2025, diz liderança
Ministério da Agricultura publica ato normativo que garante isonomia regulatória em processo de reavaliação de defensivos agrícolas
Caso Carrefour: para Ricardo Santin, falas problemáticas estão no contexto da possibilidade de acordo entre União Europeia e Mercosul
Uso do DDG na avicultura de corte é vantajoso, segundo especialista, mas ainda incipiente
Parceria entre empresas digitaliza 100% das suas operações de Barter, promovendo eficiência e transparência no agronegócio