Sistema CNA/Senar recebe delegação de diplomatas europeus
O Sistema CNA/Senar recebeu, na quarta (7), a visita de uma delegação de 23 diplomatas europeus que está no país para uma série de reuniões com o governo brasileiro e com o setor privado.
A maior parte dos integrantes compõe o Grupo de Trabalho para a América Latina e o Caribe (Colac) do Conselho de Ministros da UE, que trata das relações da União Europeia com os países dessas regiões. O grupo chegou ao Brasil na segunda (5) para participar de agendas em Brasília e segue para o Rio, onde fica até sexta (9).
A diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori, e o diretor técnico, Bruno Lucchi, receberam os diplomatas, acompanhados do chefe adjunto da Delegação da União Europeia no Brasil, Jean Pierre-Bou.
No encontro, Lucchi mostrou a sustentabilidade da agropecuária brasileira e fez um histórico dos avanços alcançados no campo nos últimos anos graças ao trabalho dos produtores rurais, à ciência e tecnologia, ao crédito rural e à assistência técnica.
Lucchi apresentou dados da produção brasileira desde a década de 70 e números que demonstram o efeito “poupa-terra” com ganhos de produtividade.
O diretor também falou sobre a representatividade do agro na economia brasileira e esclareceu dúvidas dos diplomatas europeus sobre sustentabilidade, regularização fundiária, fertilizantes, custos da produção, crédito e seguro rural.
Ainda na reunião surgiram questionamentos sobre o acordo Mercosul-União Europeia. Sueme afirmou que historicamente a CNA era favorável ao acordo até o surgimento de legislações europeias adicionais, como o Pacto Verde e a Lei Antidesmatamento (EUDR), que alteram o equilíbrio do que havia sido acordado anteriormente e que precisam ser reajustadas.
0 comentário
Sérgio Souza: “Dialogamos com todos os envolvidos e consolidamos um texto robusto”
CAE rejeita emendas ao Estatuto Profissional dos Trabalhadores Celetistas em Cooperativas
Comissão de Agricultura na Câmara aprova projeto que reduz dependência de fertilizantes importados
Unem participa do Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas em Brasília
Abrasel classifica retratação do Carrefour como incompleta e reforça apoio ao agronegócio brasileiro
Tarifas de Trump podem aumentar a conta do supermercado – da carne bovina à suína, do abacates à tequila