Atraso de navios no Porto de Santos chega a 85% em janeiro de 2024
Além de todo o contexto dos conflitos globais, que impactam o fluxo do comércio mundial, os exportadores brasileiros de café seguem enfrentando gargalos logísticos internos, os quais geram ainda mais dificuldades para a realização do embarque de suas cargas.
Conforme o Boletim Detention Zero (DTZ), elaborado pela startup de tecnologia no segmento logístico ElloX Digital, em parceria com o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), o índice de alteração de escalas e atrasos de navios no Porto de Santos alcançou 85% em janeiro de 2024, o maior percentual registrado até então, agravando o já crítico cenário, que havia aferido seus maiores percentuais nos três últimos meses de 2023: 76% em outubro e dezembro e 81% em novembro.
“Tais problemas estão resultando em adiamentos regulares de embarques e pátios abarrotados de contêineres nos terminais portuários, que estão com dificuldades para receber cargas devido a limitações físicas de espaço do terminal”, revela o diretor técnico do Cecafé, Eduardo Heron.
Conforme o Boletim DTZ, também permanecem os problemas relativos à abertura de portão no terminal. No mês passado, apenas 13% dos procedimentos de embarque tiveram prazo superior a quatro dias de gate aberto por navios. Outros 54% possuíram entre três e quatro dias e 19% tiveram menos de dois dias de período de gate aberto.
O fundador e CEO da Ellox Digital, Lucas Moreno, pondera, contudo, que, em relação ao tempo de gate aberto, os terminais têm alterado o deadline, mas mantido a data de abertura estática, gerando um aumento artificial do prazo. “Isso desvirtua a realidade uma vez que notamos, nos terminais e transportadores, que eles não possuíam janelas para entrega nesses períodos e, assim, postergaram o deadline”, observa.
Moreno anota que, diante desse cenário, a ElloX está trabalhando para aprimorar o Boletim DTZ, fazendo o cruzamento de informações dos armadores operados por cada navio, bem como os serviços dessas empresas, com o objetivo de trazer informações mais consistentes.
Heron completa que esse trabalho é essencial, pois os atrasos e o pouco tempo de abertura de gate impactam diretamente o planejamento de embarques das empresas e geram custos adicionais aos exportadores, “já que seguem enfrentando esses entraves para cumprir os prazos e honrar seus compromissos”.
Desde o início da parceria, em agosto de 2023, a ElloX recebeu, dos associados do Cecafé, 10 solicitações de cadastro e 44 solicitações de evidências para cobranças indevidas de US$ 56 mil, sendo que, até o momento, aproximadamente US$ 3 mil já foram devidamente cancelados como resultado desse trabalho.
0 comentário
Sérgio Souza: “Dialogamos com todos os envolvidos e consolidamos um texto robusto”
CAE rejeita emendas ao Estatuto Profissional dos Trabalhadores Celetistas em Cooperativas
Comissão de Agricultura na Câmara aprova projeto que reduz dependência de fertilizantes importados
Unem participa do Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas em Brasília
Abrasel classifica retratação do Carrefour como incompleta e reforça apoio ao agronegócio brasileiro
Tarifas de Trump podem aumentar a conta do supermercado – da carne bovina à suína, do abacates à tequila