Bunge supera estimativas de lucro com fortes resultados de processamento
Por Karl Plume
CHICAGO (Reuters) - A trading de commodities agrícolas Bunge superou nesta quarta-feira as estimativas de Wall Street ao divulgar um lucro ajustado recorde para o quarto trimestre, uma vez que os fortes resultados do processamento de sementes oleaginosas impulsionaram sua principal divisão de agronegócios.
No entanto, a empresa previu uma queda no lucro ajustado no ano, devido à diminuição das margens de esmagamento.
O resultado positivo do quarto trimestre ocorre em um momento em que a Bunge está trabalhando para fechar um acordo para adquirir a Viterra até meados do ano, uma fusão que criaria uma potência do agronegócio mais próxima em tamanho de suas principais rivais, a Cargill e a Archer-Daniels-Midland.
A Bunge registrou um lucro ajustado de 3,70 dólares por ação nos três meses encerrados em 31 de dezembro, acima dos 3,24 dólares por ação no mesmo trimestre do ano anterior e acima da estimativa média dos analistas de 2,81 dólares, com base nos dados da LSEG.
Foi também o lucro mais forte da Bunge já registrado no quarto trimestre, segundo dados da LSEG.
O aumento dos custos, a volatilidade dos mercados e as interrupções na cadeia de suprimentos têm por vezes criado obstáculos para os comerciantes e processadores de safras.
A Bunge disse que espera que os lucros ajustados para o ano inteiro caiam para 9 dólares por ação em 2024, de 13,66 dólares no ano passado, devido em grande parte às margens de processamento mais fracas. A previsão não inclui a aquisição pendente da Viterra, que a Bunge pretende concluir até meados do ano.
Os lucros de sua principal divisão de agronegócios, a maior em receita e volume, aumentaram 89% para 835 milhões de dólares no quarto trimestre em relação ao ano anterior.
Os fortes retornos do processamento de sementes oleaginosas na América do Sul, Europa e Canadá compensaram um trimestre mais fraco para o processamento nos Estados Unidos, disse a empresa.
Os ganhos nas operações de merchandising da Bunge caíram drasticamente devido às margens mais baixas e aos resultados mais fracos do frete marítimo.
(Reportagem de Karl Plume em Chicago, reportagem adicional de Tanay Dhumal em Bengaluru)
0 comentário
Sérgio Souza: “Dialogamos com todos os envolvidos e consolidamos um texto robusto”
CAE rejeita emendas ao Estatuto Profissional dos Trabalhadores Celetistas em Cooperativas
Comissão de Agricultura na Câmara aprova projeto que reduz dependência de fertilizantes importados
Unem participa do Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas em Brasília
Abrasel classifica retratação do Carrefour como incompleta e reforça apoio ao agronegócio brasileiro
Tarifas de Trump podem aumentar a conta do supermercado – da carne bovina à suína, do abacates à tequila