FPA se posiciona sobre posição adotada pela Funai relacionada à lei 14.701/2023 sobre gestão de terras indígenas

Publicado em 06/02/2024 08:52

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) declara que confia na busca, por todas as instituições democráticas, da pacificação fundiária no Brasil.

Nesse sentido, pontua sua integral discordância com a posição adotada pela Funai ao solicitar a suspensão de todos os processos judiciais que busquem a aplicação da Lei 14.701/2023, em especial, por se buscar o caminho da decisão monocrática em processo que sequer tem a possibilidade de avaliar o mérito da Lei.

A temática da demarcação de terras indígenas possui regramento legal em vigor, o qual deve ser respeitado por todos os órgãos públicos. Não é admissível que se busque a vedação do acesso à justiça por interessados no cumprimento da Lei. É primordial, em um Estado Democrático de Direito, pautado na separação das funções do Poder, que ao cidadão seja garantido o acesso ao Judiciário, em eventual violação a seus direitos.

O que se vê, em verdade, é a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai)

buscando salvo-conduto para não aplicar a Lei 14.701/2023. O pedido do órgão no RE 1017365/SC demonstra, por caminhos transversos, a pretensão de vedar que o produtor rural questione eventuais ilegalidades praticadas pela autarquia, em uma situação de não efetivação do mencionado regramento.

De toda forma, a FPA acredita no funcionamento das instituições brasileiras e no exercício regular das atribuições constitucionais, com um Poder Executivo que busque governar, por meio da política, no Poder Legislativo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
FPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Juscilene Lara da Cunha Goiânia

    Todo o avanço na Medicina , engenharia ,todas as facilidades da vida moderna que se ainda não alcançam a todos , alcança a maioria. Mas sobretudo é importante notar as vantagens das estruturas que desfrutamos ao invés de menosprezá -las e persegui-las . Se voltarmos para as noites escuras das selvas , talvez não tenhamos tão cedo recursos disponíveis para reinventar outra revolução industrial e quanto tantos benefícos temos e sequer os valorizamos pois temos uma perspectiva histórica equivocada baseada nos modelos marxistas . A Ciência não é uma lente que deturpa nossa visão . A Antropologia é uma Ciência jovem , o Brasil não é o Egito , temos pouco investimento nesse setor . Os laudos antropológicos dizem se basear em tradicão oral , afinal de contas os indígenas não desenvolveram a escrita , na

    0