UE propõe restrições às importações da Ucrânia para acalmar protestos de agricultores

Publicado em 31/01/2024 08:35

Logotipo Reuters

BRUXELAS (Reuters) - A Comissão Europeia propôs, nesta quarta-feira, medidas para limitar as importações agrícolas da Ucrânia e maior flexibilidade em relação às regras sobre terras em pousio, em uma tentativa de reprimir os protestos de agricultores revoltados na França e em outros membros da UE.

A Comissão disse que estenderia a suspensão de tarifas de importação sobre as exportações ucranianas por mais um ano, até junho de 2025. As tarifas foram inicialmente suspensas em 2022 para ajudar a apoiar a economia da Ucrânia após a invasão da Rússia.

Agricultores franceses e belgas montaram dezenas de bloqueios em rodovias e estradas de acesso a um importante porto de contêineres na quarta-feira para pressionar os governos a flexibilizar as regras ambientais e ajudar a protegê-los do aumento dos custos e das importações baratas.

(Reportagem de Philip Blenkinsop)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Henrique Afonso Schmitt blumenau - SC

    Pois é! Os governos da UE acham pouco 80% de reserva legal para as propriedades da Amazônia...Mas, seus produtores não aceitam um pousio de 4%, e os governos estão tentando uma maneira de afrouxar as regras. As reservas legais aqui no Brasil vão de 20% no sul do país a um máximo de 80% na Amazônia. Imagina se os produtores agrícolas da UE tivessem que produzir aqui no Brasil! "PIMENTA NO DOS OUTROS É REFRESCO"

    Além disso, os produtores da UE são egoístas e não aceitam que a Ucrânia tenha suas vendas de produtos agrícolas facilitados pela UE. Imaginem se vai sair um acordo comercial a UE e MERCOSUL!!!

    4
    • Mario Afonso Klein Passo Fundo - RS

      perfeita análise Henrique.

      3
    • Virgilio Andrade Moreira Guaira - PR

      O custo dos europeus é proibitivo. Só mesmo à base de subsídios. Eles estão fora do jogo.

      2
    • CARLO MELONI sao paulo - SP

      TALVEZ SEJA BOM EVITAR O ACORDO, MAS EM CONTRAARTIDA TODOS OS DEMAIS PRODUTOS EUROPEUS DEVERIAM SER TAXADOS PARA DIMINUIR A IMPORTACAO-- AZEITE/ VINHOS/ COSMETICOS/ PERFUMES/ QUEIJOS/ ETC

      3
    • Henrique Afonso Schmitt blumenau - SC

      É por aí, amigos!

      2
    • Elvio Zanini Sinop - MT

      Com O andar da Carruagem, que os Mandatários estão nos Impondo;O melhor é diminuir as áreas de Agricultura, e plantar essências florestais , e vender para geração de energia , etc

      2
    • Hilário Casonatto Lucas do Rio Verde - MT

      Com certeza meu amigo, hoje plantamos agrofloresta, esperar p ver

      2