Fluxos de investimentos globais devem ter aumento "modesto" em 2024, diz órgão de comércio da ONU
GENEBRA (Reuters) - Os fluxos globais de investimento estrangeiro direto poderão aumentar modestamente em 2024, após uma alta marginal no ano passado, devido ao investimento maior em algumas economias europeias, informou o órgão comercial das Nações Unidas nesta quarta-feira.
Os fluxos de investimento estrangeiro direto podem incluir investimentos feitos por empresas ou governos em outros países, ou empresas ou projetos nesses países.
"Olhando para o futuro, um aumento modesto nos fluxos de investimentos estrangeiros em 2024 parece possível, já que as projeções de inflação e custos de empréstimos nos principais mercados indicam uma estabilização das condições de financiamento para acordos de investimento internacional", disse a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento.
A organização comercial da ONU ressaltou, no entanto, que muitos fatores, incluindo riscos geopolíticos e altos níveis de endividamento em alguns países, poderiam prejudicar o investimento estrangeiro direto.
Em 2023, o investimento estrangeiro direto foi estimado em 1,37 trilhão de dólares, um aumento marginal de 3% em comparação com o ano anterior. A Unctad atribuiu esse ligeiro aumento ao maior investimento em alguns países europeus.
Os fluxos de investimento estrangeiro direto para países em desenvolvimento diminuíram no ano passado, caindo 9% para 841 bilhões de dólares, com uma queda de 12% nos países em desenvolvimento da Ásia e uma queda de 1% na África, disse a Unctad.
(Reportagem de Gabrielle Tétrault-Farber)
0 comentário
Aprovação do Mercado de Carbono: o que muda para o agro?
Agricultura brasileira emite, em média, 60% menos carbono do que dados internacionais
Sérgio Souza sobre bioinsumos: “Dialogamos com todos os envolvidos e consolidamos um texto robusto”
CAE rejeita emendas ao Estatuto Profissional dos Trabalhadores Celetistas em Cooperativas
Comissão de Agricultura na Câmara aprova projeto que reduz dependência de fertilizantes importados
Unem participa do Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas em Brasília