BC publica manual para monitoramento de instituições participantes do open finance

Publicado em 20/12/2023 10:41

Logotipo Reuters

tag:reuters.com,2023:binary_LYNXMPEJBJ0FL-VIEWIMAGE

SÃO PAULO (Reuters) - O Banco Central publicou nesta quarta-feira um manual de monitoramento do open finance, com o objetivo de estabelecer as regras de supervisão do desempenho das instituições participantes da iniciativa de compartilhamento de informações financeiras e de melhorar a velocidade e eficiência do ecossistema.

Em nota, o BC disse que, sob o novo manual, a estrutura de governança do open finance deverá avaliar a conformidade das instituições participantes em relação a aspectos como o desempenho e a disponibilidade das interfaces responsáveis pelo fluxo de informações, qualidade dos dados e fluidez da jornada de compartilhamento de dados e de iniciação de pagamentos.

Também será monitorada a taxa de conversão de cada instituição -- que mostra quantos compartilhamentos foram iniciados no open finance e quantos de fato foram concluídos.

Segundo a autarquia, também caberá à estrutura de governança a ampla divulgação de dados estatísticos sobre o desempenho de cada instituição participante no processo do open finance.

"O BC considera que as instituições participantes devem estar aptas a responder com a mesma velocidade à crescente demanda do consumidor e do mercado para o compartilhamento de dados e a iniciação de pagamentos, de forma fluida e eficiente", disse o Banco Central na nota.

"A implementação do processo de monitoramento tem como objetivo principal acelerar a evolução das taxas de conversão das instituições participantes do Open Finance e aumentar a eficiência do ecossistema como um todo."

Segundo a autoridade monetária, essas medidas de monitoramento serão iniciadas a partir de 1° de março de 2024.

O open finance é uma iniciativa capitaneada pelo Banco Central que busca possibilitar o compartilhamento de informações financeiras dos usuários com outras instituições financeiras além daquelas em que tenham contas.

(Por Luana Maria Benedito)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário