Ministra da Colômbia é recebida no Mapa para discutir parcerias
Na última sexta-feira (15), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) recebeu a visita da ministra da Agricultura e Desenvolvimento da Colômbia, Jhenifer Mojica. O encontro serviu para fortalecer um diálogo produtivo entre Colômbia e Brasil, abordando temas relacionados à cooperação e ao comércio bilateral entre os dois países amazônicos.
A ministra foi recepcionada pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa, e pela secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, Renata Miranda, juntamente com diretores e servidores do Ministério.
Nos últimos anos, as negociações bilaterais sobre questões agropecuárias entre Colômbia e Brasil têm avançado gradativamente. Ambos os países têm demonstrado considerável interesse comercial, seja no acesso a determinados produtos agrícolas ou na melhoria de acesso dos produtos já em fluxo comercial.
Atualmente, há 30 negociações em curso, das quais 18 dizem respeito a exportações brasileiras e 11 a exportações originárias do território colombiano com destino ao Brasil. Durante a visita, outro ponto de interesse comum discutido foi a Certificação Oficial Eletrônica, considerada um processo inovador e motivador para aprimorar o fluxo comercial de produtos agropecuários entre ambos os países.
De janeiro a novembro deste ano, o Brasil registrou exportações superiores a 1 bilhão de dólares para a Colômbia, sendo que cerca de 60% dessas exportações são representadas por milho e café verde.
Acompanharam a ministra na comitiva, o embaixador da Colômbia, Guillermo Rivera; o segundo secretário, Daniel Moreno; o chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do Ministério da Agricultura da Colômbia, Mario Alejandro Valencia; o assessor do gabinete, Sergio Martínez Osorio; e o representante da Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Humberto Oliveira.
“Foi um encontro bastante produtivo, repleto de trocas de experiências entre as duas nações amigas e vizinhas. Destacamos os projetos e avanços significativos do Mapa, como o novo programa de recuperação de pastagens degradadas, bem como nossas iniciativas para atender às exigências do Pacto Verde Europeu, que pretendemos compartilhar com outros países”, ressaltou o secretário Roberto Perosa.
Em outras atividades no Brasil, a ministra Mojica teve reuniões em Salvador e Presidente Tancredo Neves, na Bahia. No Distrito Federal, ela também se encontrou com representantes do Ministérios do Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente e Mudança do Clima, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), além de membros de outras instituições governamentais brasileiras.
0 comentário
CNA destaca papel do produtor rural no futuro da agricultura durante o ConBAP 2024
Dólar dispara com notícia de isenção de IR e atinge maior valor da história, aos R$5,9141
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Produtores rurais ganham direito à isenção de IPI na compra de veículos
Líder mundial no uso de defensivos biológicos, Brasil precisa aprovar projeto de bioinsumos