Profert representa impulso estratégico para a indústria nacional de fertilizantes
A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (13), o relatório da deputada Bia Kicis (PL-DF) ao projeto de lei 3507/2021. A proposta de autoria dos deputados Laércio Oliveira, Christino Áureo e Evair de Melo, institui o Programa de Desenvolvimento da Indústria de Fertilizantes (Profert). Segundo o texto, o Programa vai beneficiar empresas que tenham projetos aprovados para implantação, ampliação ou modernização de unidades para produção de fertilizantes e de seus insumos.
No parecer, a relatora destaca o cenário de crise econômica e inflação nos preços das principais matérias primas na produção de fertilizantes. “Em 2021, o super simples (fósforo) registrou alta média de 115% no interior do Brasil e o KCL (potássio) é o líder de altas, tendo subido mais de 178% na média nacional. Já a uréia acumula alta média de 234%. O aumento no preço destes insumos afeta diretamente e causa prejuízos na produção agropecuária.”
De acordo com levantamento da Secretaria de Assuntos Estratégicos, apesar de o Brasil ser o quarto maior consumidor de fertilizantes do mundo, atrás apenas da China, Índia e Estados Unidos, sendo responsável por 8% do seu mercado global, o aumento da demanda brasileira de fertilizantes tem ocorrido via importações, que hoje representa mais de 80% do total de fertilizantes utilizados no país.
A deputada Bia Kicis acrescentou no escopo do projeto que investimentos se apliquem na transformação química dos insumos e também na transformação biológica. “Estamos vivendo uma questão de insegurança alimentar, não adianta o agronegócio ser tão pujante se nós temos uma insegurança grande quando se trata de fertilizantes.”
Um dos autores da proposta, o deputado Evair de Melo (PP-ES) ressalta a importância da produção de fertilizantes para que o país continue produzindo alimentos. “Esse projeto trata da ousadia de reorganizar o ambiente brasileiro e fazer renascer a indústria de fertilizantes. Certamente é o recomeço para garantirmos a produção de alimentos para o abastecimento interno e para a exportação”, disse.
A proposta segue ainda para análise nas Comissões de Finanças e Tributação (CFT) e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).
0 comentário
CNA destaca papel do produtor rural no futuro da agricultura durante o ConBAP 2024
Dólar dispara com notícia de isenção de IR e atinge maior valor da história, aos R$5,9141
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Produtores rurais ganham direito à isenção de IPI na compra de veículos
Líder mundial no uso de defensivos biológicos, Brasil precisa aprovar projeto de bioinsumos