Custos de produção são atualizados no Paraná e Rio Grande do Sul

Publicado em 07/12/2023 08:54

Esta semana a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) promove mais ações direcionadas aos cálculos de custos de produção. Desta vez, os técnicos da estatal coletam informações que fomentarão os cálculos dos custos de soja, milho, pinhão e feijão em municípios do Paraná. Também será pesquisado o arroz em municípios do Rio Grande do Sul. 

Ao longo do processo serão aferidos coeficientes técnicos e preços de mão de obra, ferramentas e outros insumos utilizados nas atividades para produção destes grãos. Os painéis contam com a participação de diversos segmentos que compõem o processo produtivo, tais como produtores, assistência técnica, revendas de insumos e órgãos de pesquisa.

Os primeiros encontros aconteceram segunda-feira (4) no município paranaense de Guarapuava com o setor de soja. Já na terça-feira (5) foi a vez dos produtores e fornecedores de milho da mesma região produtora. No Paraná, os técnicos da Conab ainda se reúnem hoje (6) com os produtores de Pinhão em Guarapuava e de feijão em Prudentópolis (7/12). Já no Rio Grande do Sul, as atividades tiveram início ontem (5) em Pelotas, com o setor de arroz. Também serão apurados os dados de custos de arroz em Eldorado do Sul (7/12) e em Santo Antônio da Patrulha (8/12).

O custo de produção é uma ferramenta de controle e gerenciamento das atividades produtivas. Por meio dele são geradas informações para auxiliar nas tomadas de decisões pelos produtores rurais e na formulação de estratégias pelo setor público e privado.

Os dados também são utilizados pelo governo federal como um dos principais parâmetros na elaboração dos preços mínimos, no cálculo dos valores de garantia utilizados como referência para o Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), e como referência para os cálculos na obtenção de crédito por meio do Financiamento para Estocagem de Produtos Agropecuários (FEE), na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) e na Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Conab

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário