CNA participa da reunião do Confert

Publicado em 30/11/2023 10:20
Encontro aconteceu na quarta (29), em Brasília

O diretor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Bruno Lucchi, participou, na quarta (29), em Brasília, da segunda reunião do Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas (Confert), com a participação do presidente da República em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Geraldo Alckmin.

No encontro, o Confert atualizou as metas de revisão do Plano Nacional de Fertilizantes (PNF), reduzindo o número de 84 para 27, tornando-as mais objetivas. Uma das metas do plano é reduzir em 50% a dependência dos produtos importados até 2050, a partir do aumento da produção doméstica. Segundo Lucchi, atualmente, 90% dos fertilizantes utilizados na produção são importados.

Outro tema tratado foi a Caravana Embrapa FertBrasil. Foram apresentados os resultados da primeira fase da iniciativa, coordenada pela Embrapa, que percorre as principais regiões agrícolas do País, levando ao produtor tecnologias e conhecimento para aumentar a eficiência do uso de fertilizantes. Foi discutida uma proposta de segunda fase do projeto, com participação do Sistema CNA/Senar.

Outros temas debatidos foram o programa de remineralizadores, o memorando de entendimentos entre Brasil e Bolívia para investimentos em plantas para produção de fertilizantes, além da situação da retomada da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) no Paraná, que deve acontecer em 2024, e das Fafens da Bahia e de Sergipe.

Também participaram do encontro representantes dos Ministérios da Agricultura, Fazenda, Minas e Energia, MDIC, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Petrobrás, além de entidades do setor produtivo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário