COP 28: Rede ILPF participará do painel sobre segurança alimentar e agricultura de baixo carbono no pavilhão Brasil, em Dubai, Emirados Árabes
A Rede ILPF estará presente na 28ª Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-28), que este ano será realizada nos Emirados Árabes, entre 30 de novembro e 12 de dezembro.
A Conferência reúne todos os países-membros da ONU para debater estratégias para conter o aquecimento global – cujo máximo aceitável, de acordo com o Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas (IPCC), é de 1,5º C até 2050, em relação às temperaturas registradas na era pré-industrial. A proposta é discutir os desafios impostos pelas mudanças do clima, e neste contexto o setor agropecuário tem papel relevante neste momento de transição.
Participação Rede ILPF
A participação da Associação Rede ILPF será durante o painel promovido pela Apex e mediado pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), no dia 10 de dezembro entre às 15h e 16h15 no Pavilhão Brasil.
Com o tema “A Nova Agricultura de baixo Carbono: Recuperação de pastagens degradadas e aumento de produtividade”, a Rede ILPF e Associadas irão discutir estratégias colaborativas para a recuperação de áreas degradadas e a promoção de práticas agrícolas sustentáveis.
Serão apresentados exemplos bem-sucedidos de ILPF e programas que envolvem parcerias entre diferentes setores, como empresas, organizações da sociedade civil, governos e comunidades locais, além de da importância de instrumentos financeiros para alavancar as boas práticas no Agro.
Participarão do debate: Silvia Massruhá - Presidente da Embrapa; Isabel Ferreira - Diretora Executiva da Rede ILPF; Grazielle Parenti -VP of Business Sustainability LATAM Syngenta; - a mediação será de Giuliano Alves, representando a Abag.
Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)
Na pecuária, o Brasil tem 159 milhões de hectares de pastos, que produzem carne e leite, sem necessidade de ampliação de espaço para aumentar a produção.
A Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), tecnologia agropecuária desenvolvida pela Embrapa é uma das alternativas. A ILPF mitiga a emissão de gases de efeito estufa, impede abertura de novas áreas, promove maios conforto animal, aumenta a produtividade e diversifica a lavoura.
Atualmente 66% do território nacional está coberto com vegetação nativa. Além disso, as áreas plantadas ou destinadas à pecuária podem ser otimizadas, ganhando produtividade, por meio de técnicas como plantio direto, uso de bioinsumos e fixação biológica de nitrogênio, por exemplo.
O país tem cerca de 17,4 milhões de hectares com sistemas de Integração. A Rede ILPF tem a meta de elevar este número para 35 milhões de hectares até 2030.
Dados:
De acordo com Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig), atualmente o Brasil tem 159 Mi ha de área de pastagens, 90 Mi há em algum estágio de degradação. A vegetação nativa ocupa 66% do território brasileiro; 30% destinam-se a produção agropecuária; 224 milhões de cabeça de gado em 2021 segundo o IBGE.
Produtores Rurais preservam e são ambientalmente responsáveis pela vegetação nativa.
A vegetação nativa das propriedades rurais representa 33,2% do território brasileiro; 282,85 milhões de hectares preservados estão dentro das fazendas.
Contexto:
Agro Brasileiro na COP28
O Brasil está entre os maiores produtores de alimentos do mundo e o agro nacional vem adotando práticas cada vez mais sustentáveis.
Fato de que, nas últimas quatro décadas, a produção agrícola aumentou expressivamente, sem que a área de plantio tenha crescido na mesma proporção, o que indica ganho de produtividade.
Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a área destinada à plantação de grãos, no Brasil, cresceu 81% no período citado, enquanto a produção apresentou aumento de 433%. Além disso, a terceira edição do Boletim Safra 2022/2023, divulgado pela Conab em dezembro de 2022, mostrou uma produção estimada de 312,2 milhões de toneladas de grãos, um crescimento de 15% em relação ao período 2021/2022. Ao mesmo tempo, na mesma base de comparação, a área de plantio, de 77 milhões de hectares,
registrou um aumento de apenas 3,3%.
0 comentário
CNA destaca papel do produtor rural no futuro da agricultura durante o ConBAP 2024
Dólar dispara com notícia de isenção de IR e atinge maior valor da história, aos R$5,9141
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Produtores rurais ganham direito à isenção de IPI na compra de veículos
Líder mundial no uso de defensivos biológicos, Brasil precisa aprovar projeto de bioinsumos