Aleksander Horta, chefe de redação do Notícias Agrícolas, vence Prêmio Abapa de Jornalismo
O jornalista Aleksander Horta, chefe de redação do Notícias Agrícolas, foi o vencedor do Prêmio Abapa de Jornalismo, na categoria "Profissional Internet" na noite desta terça-feira (28). A premiação ocorreu em Salvador, na Bahia. A reportagem de autoria de Horta - A revolução da cotonicultura brasileira em duas décadas quando o país deixou de ser importador para se tornar o segundo maior exportador da pluma no mundo - teve sua produção audiovisual por Gabriel Olivi.
"Este é um prêmio que reconhece o trabalho do jornalista e, à Abapa, nossos agradecimentos. É um prêmio que agrega valor a um trabalho que não é fácil no dia a dia, estamos todos os dias no campo, todos os dias buscando pautas novas e buscando entender como os setores funcionam. Mas, contar a história do algodão brasileiro, das associações, como a Abapa, Abrapa, foi fácil. Porque vocês fazem a diferença. Você trouxeram para a agricultura brasileira, para o agronegócio brasileiro, um diferncial na forma de produzir, não pensando só na forma de produzir em si, mas pensando em quem vai consumir esse algodão, de que forma vai ser comercializado, na preservação do meio ambiente. É um trabalho diferenciado. E os futuros jornalistas que estão aqui precisam entender isso e valorizar isso também, importante para contarmos para o mundo o que está acontecendo aqui no Brasil", disse em seu discurso.
Abaixo, reveja a reportagem que conferiu o prêmio a Aleksander Horta.
Sobre o Prêmio Abapa de Jornalismo
Desde 2019, a Abapa instituiu o Prêmio Abapa de Jornalismo. Mais que o reconhecimento aos profissionais que realizam a cobertura dos fatos relacionados ao agronegócio no Brasil – setor que responde por um terço das riquezas e dos empregos no país – esta premiação é, também, um convite a que estudantes e novos talentos voltem o olhar para o campo e vejam as múltiplas abordagens temáticas e possibilidades que ele oferece.
A tecnologia agrícola desenvolvida no Brasil, especialmente, a partir dos anos de 1970, transformou o país num grande fornecedor mundial de alimentos e fibras têxteis naturais, como o algodão. O caso do algodão é, sem dúvida, um dos grandes exemplos da “Nova Revolução Verde” empreendida por aqui, já que, até os anos de 1990, éramos o segundo maior importador mundial de fibra, e nos tornamos, em menos de duas décadas, o segundo maior exportador mundial.
Para alcançar o objetivo de aproximar estudantes da realidade do campo, com o Prêmio Abapa de Jornalismo, a associação leva a sério a máxima que diz que o jornalismo é a “arte de sujar sapatos”, e promove a visita dos futuros profissionais às unidades de produção, beneficiamento, classificação e outras etapas da cadeia produtiva, na região Oeste da Bahia. Para tanto, a Abapa conta com o apoio das instituições de ensino.
2 comentários
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Safra de café arábica 2025/26 comprometida
CNA aborda cenários para o setor agropecuário em 2025 no MS Agro
Entre as empresas que se destacam nesse cenário, a Macfor promove neste mês o evento “Melhores Cases de Marketing Agro 2024"
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
"Produzir alimento é um ofício sagrado. Saiba que na solidão do seu ofício, você faz o bem a muitas pessoas", diz Pe. Fábio de Melo durante a SIC
Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR
AH! Não posso recusar minha característica.
Sou um "campeão de pitacos". Busque o pilar que nos tornou um ´cone na produção de alimentos. Nossa base está calcada na microflora bacteriana do solo, característica da Agricultura tropical. Os países desenvolvidos não possuem essa dádiva. A Agricultura temperada dependem de fungos e, a atividade microbiana é muito mais lenta do que a nossa. Isso não vai mudar. É uma dádiva divina. Acho que esse é o foco do século XXI! Com um detalhe: ESTAMOS MEIO SÉCULO NA FRENTE! LEMBRA DO DR, ALLISSON ? Então, ele é o responsável! EMBRAPA EM 1974!Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR
PARABÉNS ALEKSANDER! Assisti você "debutando" no N.A.. Os tempos foram passando e sua "coragem" em vencer obstáculos é premiada.
Outros "tempos" virão pois, é inexorável. O tempo, não é só o tempo. Ele é "OS PAIS DA VERDADE"! E VOCÊ É UM VENCEDOR!