3M e DuPont vencem ação coletiva sobre produtos químicos eternos

Publicado em 28/11/2023 14:06 e atualizado em 28/11/2023 15:47

Logotipo Reuters

(Reuters) - Um tribunal de apelações dos Estados Unidos concedeu na segunda-feira uma grande vitória para a 3M, DuPont, Corteva, e outros fabricantes de produtos químicos tóxicos, conhecidos como "produtos químicos eternos", na batalha judicial que buscava responsabilizar as empresas por essas substâncias.

A corte norte-americana rejeitou a decisão de um tribunal inferior que teria permitido que cerca de 11,8 milhões de moradores de Ohio processassem as empresas como um grupo.

O 6º Tribunal de Apelações dos EUA, com sede em Ohio, anulou a aprovação por um tribunal inferior da ação coletiva, que incluía praticamente todos os habitantes de Ohio e colocava considerável pressão legal sobre os fabricantes de produtos químicos para resolver as reivindicações.

O tribunal concluiu que o principal autor, Kevin Hardwick, apresentou uma queixa muito ampla contra os fabricantes e não demonstrou que as substâncias per e polifluoroalquílicas, ou PFAS, encontradas em seu corpo poderiam ser atribuídas diretamente aos réus, como unidades da 3M, DuPont e outras.

O tribunal afirmou que a reclamação de Hardwick "raramente" se dirigia às ações de qualquer empresa específica, acusando, em vez disso, as empresas coletivamente de contaminar o meio ambiente com os produtos químicos.

O tribunal de apelações instruiu a corte inferior a rejeitar o processo de Hardwick, que buscava forçar as empresas a pagar por estudos sobre os impactos dos PFAS à saúde.

Esses produtos químicos são usados em uma ampla gama de produtos de consumo, incluindo panelas antiaderentes e roupas, e têm sido associados ao câncer e outras doenças.

Um porta-voz da 3M disse que a empresa está satisfeita com a decisão.

Robert Bilott, advogado de Hardwick, disse que a decisão do tribunal vai "contra o que sabemos sobre a história da fabricação de PFAS nos EUA" e disse que estão avaliando se devem recorrer.

Os representantes dos outros réus não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

(Reportagem de Clark Mindock)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário