RENAI emite nota repúdio sobre questão do ENEM 2023 que retrata negativamente o setor do agronegócio brasileiro
A Rede Nacional de Agricultura Irrigada (RENAI) torna público seu repúdio ao triste episódio apresentado na Prova do ENEM 2023, realizada neste domingo (05), na questão de número 81, no Caderno 2 Amarelo, que retrata negativamente o setor do agronegócio brasileiro, apresentando o tema de forma leviana e que, de maneira desinformada e enviesada, confunde os alunos que estão fazendo a prova e a sociedade como um todo.
A questão diz: "No Cerrado, o conhecimento local está sendo cada vez mais subordinado à lógica do agronegócio. De um lado, o capital impõe os conhecimentos biotecnológicos, como mecanismo de universalização de práticas agrícolas e de novas tecnologias, e de outro, o modelo capitalista subordina homens e mulheres à lógica do mercado. Assim, as águas, as sementes, os minerais, as terras (bens comuns) tornam-se propriedade privada. Além do mais, há outros fatores negativos, como a mecanização pesada, a "pragatização" dos seres humanos e não humanos, a violência simbólica, a superexploração, as chuvas de veneno e a violência contra a pessoa".
É imperativo rever a forma como esse setor tão importante para o desenvolvimento do Brasil é apresentado à sociedade brasileira e mundial, setor este que responde por 24,4% do PIB do País em 2023. Informamos que recorreremos aos Poderes Executivo e Legislativo para que os responsáveis sejam identificados e que se retratem junto ao setor para que afirmações levianas como essa não ocorram novamente.
1 comentário
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Safra de café arábica 2025/26 comprometida
CNA aborda cenários para o setor agropecuário em 2025 no MS Agro
Entre as empresas que se destacam nesse cenário, a Macfor promove neste mês o evento “Melhores Cases de Marketing Agro 2024"
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
"Produzir alimento é um ofício sagrado. Saiba que na solidão do seu ofício, você faz o bem a muitas pessoas", diz Pe. Fábio de Melo durante a SIC
Adilson Garcia Miranda São Paulo - SP
Ambientalóides, Ecopatas, e Esquerdopatas infiltrados no ENEM, e manipulados pelos globalistas, tentam eliminar a concorrência do AGRO brasileiro, e o denigre, perante a ingenuidade e a pouca vivência da nova geração. . No mundo, o Agro brasileiro é o que mais preserva a natureza . Toda propriedade possui Reserva Legal, e matas ciliares, enquanto que, nos outros países, todas as lavouras, são coladas à dos seus vizinhos, sem nenhuma área preservada de matas. Nossos vizinhos, Argentinos e Bolivianos são os campeões de queimadas. Isso sem falar, nos Mega incêndios florestais, que ocorrem na Russia, Canadá, EUA, etc. Inclusive este último, produziu muitos filmes, a respeito de incêndio florestal. Quem mais polui os Oceanos, são os países pobres da Africa e Asia, os quais não possuem coleta de lixo, nem aterro sanitário, vai tudo para os rios e praias, sendo que, os mais ricos da Asia, são os campeões, na queima dos combustíveis fósseis. E depois é o nosso Agro, o culpado pela mudança climática. . . Ninguém dá bola, para que os cientistas dizem, sobre os fenômenos que ocorrem no sol, no núcleo da terra, nos vulcões, e nas rachaduras no fundo dos oceanos. Até as religiões profetizam, que grandes catástrofes ocorrerão, antes da grande mudança moral, porque passará o planeta. Os evangélicos acreditam na profecia do Arrebatamento, onde os bons, iriam se separar dos maus, e só quem for da religião deles, seria salvo e herdaria a terra. No Apocalipse bíblico católico, de João Evangelista, ele cita uma estrela ou planeta, chamado NIBIRU . Os espíritas dizem que o Nibiru passará perto da terra, e sua grande força gravitacional, sugará os maus espíritos, e também provocará, grandes terremotos, onde grandes áreas do fundo do mar emergirão, e as áreas baixas dos continentes, submergirá. O calendário dos Maias, dizia que isso ocorreria no ano de 2013. E os EUA, até fizeram um filme sobre isso, chamado de 2013. Onde somente se salvaram, os passageiros, de grandes arcas construidas na China, pelas grandes potências. É possivel que os Maias tenham errado na data, e isso, ainda vai acontecer. Além disso, corremos o risco da Terceira Guerra Mundial, onde tudo ficará contaminado pela radioatividade. . Agora, para preservar o meio ambiente, os Lê Trochê, que nem saneamento básico possuem, não podem explorar garimpos, ampliar área plantada e de pecuária, pois os índios que não pagam impostos, nem produzem, precisam de mais terras. Não se pode explorar petróleo na Linha Equatorial, enquanto a Guiana, já descobriu grandes reservas. Há alguns anos, as praias do Nordeste foram poluídas, supostamente por navios petroleiros, vindo da Venezuela. Portanto. Perdemos Manés, Missão dada, foi Missão Cumprida.