RENAI emite nota repúdio sobre questão do ENEM 2023 que retrata negativamente o setor do agronegócio brasileiro
A Rede Nacional de Agricultura Irrigada (RENAI) torna público seu repúdio ao triste episódio apresentado na Prova do ENEM 2023, realizada neste domingo (05), na questão de número 81, no Caderno 2 Amarelo, que retrata negativamente o setor do agronegócio brasileiro, apresentando o tema de forma leviana e que, de maneira desinformada e enviesada, confunde os alunos que estão fazendo a prova e a sociedade como um todo.
A questão diz: "No Cerrado, o conhecimento local está sendo cada vez mais subordinado à lógica do agronegócio. De um lado, o capital impõe os conhecimentos biotecnológicos, como mecanismo de universalização de práticas agrícolas e de novas tecnologias, e de outro, o modelo capitalista subordina homens e mulheres à lógica do mercado. Assim, as águas, as sementes, os minerais, as terras (bens comuns) tornam-se propriedade privada. Além do mais, há outros fatores negativos, como a mecanização pesada, a "pragatização" dos seres humanos e não humanos, a violência simbólica, a superexploração, as chuvas de veneno e a violência contra a pessoa".
É imperativo rever a forma como esse setor tão importante para o desenvolvimento do Brasil é apresentado à sociedade brasileira e mundial, setor este que responde por 24,4% do PIB do País em 2023. Informamos que recorreremos aos Poderes Executivo e Legislativo para que os responsáveis sejam identificados e que se retratem junto ao setor para que afirmações levianas como essa não ocorram novamente.
1 comentário

Comunicado ABAG: Imposição de tarifas comerciais dos EUA ao Brasil e outros países

Após pedido da Aprosoja MT e outras entidades, governador reconsidera proposta sobre expropriação de propriedades rurais

Ibovespa sucumbe à aversão a risco global após reação da China ampliar guerra comercial

Grupos agrícolas e de alimentos dos EUA criticam amplamente as tarifas de Trump

Governo Trump está a meses de distância de pagamentos diretos aos agricultores, diz secretária de agricultura

Wall Street fecha em forte queda por temor de que tarifas de Trump desencadeiem recessão
Adilson Garcia Miranda São Paulo - SP
Ambientalóides, Ecopatas, e Esquerdopatas infiltrados no ENEM, e manipulados pelos globalistas, tentam eliminar a concorrência do AGRO brasileiro, e o denigre, perante a ingenuidade e a pouca vivência da nova geração. . No mundo, o Agro brasileiro é o que mais preserva a natureza . Toda propriedade possui Reserva Legal, e matas ciliares, enquanto que, nos outros países, todas as lavouras, são coladas à dos seus vizinhos, sem nenhuma área preservada de matas. Nossos vizinhos, Argentinos e Bolivianos são os campeões de queimadas. Isso sem falar, nos Mega incêndios florestais, que ocorrem na Russia, Canadá, EUA, etc. Inclusive este último, produziu muitos filmes, a respeito de incêndio florestal. Quem mais polui os Oceanos, são os países pobres da Africa e Asia, os quais não possuem coleta de lixo, nem aterro sanitário, vai tudo para os rios e praias, sendo que, os mais ricos da Asia, são os campeões, na queima dos combustíveis fósseis. E depois é o nosso Agro, o culpado pela mudança climática. . . Ninguém dá bola, para que os cientistas dizem, sobre os fenômenos que ocorrem no sol, no núcleo da terra, nos vulcões, e nas rachaduras no fundo dos oceanos. Até as religiões profetizam, que grandes catástrofes ocorrerão, antes da grande mudança moral, porque passará o planeta. Os evangélicos acreditam na profecia do Arrebatamento, onde os bons, iriam se separar dos maus, e só quem for da religião deles, seria salvo e herdaria a terra. No Apocalipse bíblico católico, de João Evangelista, ele cita uma estrela ou planeta, chamado NIBIRU . Os espíritas dizem que o Nibiru passará perto da terra, e sua grande força gravitacional, sugará os maus espíritos, e também provocará, grandes terremotos, onde grandes áreas do fundo do mar emergirão, e as áreas baixas dos continentes, submergirá. O calendário dos Maias, dizia que isso ocorreria no ano de 2013. E os EUA, até fizeram um filme sobre isso, chamado de 2013. Onde somente se salvaram, os passageiros, de grandes arcas construidas na China, pelas grandes potências. É possivel que os Maias tenham errado na data, e isso, ainda vai acontecer. Além disso, corremos o risco da Terceira Guerra Mundial, onde tudo ficará contaminado pela radioatividade. . Agora, para preservar o meio ambiente, os Lê Trochê, que nem saneamento básico possuem, não podem explorar garimpos, ampliar área plantada e de pecuária, pois os índios que não pagam impostos, nem produzem, precisam de mais terras. Não se pode explorar petróleo na Linha Equatorial, enquanto a Guiana, já descobriu grandes reservas. Há alguns anos, as praias do Nordeste foram poluídas, supostamente por navios petroleiros, vindo da Venezuela. Portanto. Perdemos Manés, Missão dada, foi Missão Cumprida.