FPA: Lideranças anunciam suspensão de obstrução dos trabalhos na Câmara

Publicado em 18/10/2023 16:49
O movimento começou no fim de setembro, após acordo firmado entre bancadas, como forma de contestar decisões do STF que extrapolam as competências do judiciário

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Pedro Lupion (PP-PR), em conjunto com lideranças de outras bancadas, se reuniram nesta quarta-feira (18), em coletiva de imprensa para anunciar a suspensão do movimento de obstrução dos trabalhos na Câmara dos Deputados.

O recuo foi decidido após uma reunião do grupo com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), na última terça-feira (17). Pacheco se comprometeu a colocar em votação todas as propostas que garantam as prerrogativas constitucionais do Parlamento.

O presidente da FPA ressaltou que no último final de semana, em Paris, Pacheco externou claramente as diferenças entre a condução dos trabalhos da Suprema Corte e do Legislativo. “Ontem (17), em reunião, o presidente Rodrigo Pacheco nos apresentou uma pauta de diversos projetos e diversas propostas para regular essa questão”.

Para Lupion, os parlamentares estão saindo da obstrução com a certeza de que temas caros e importantes para cada um dos representantes das Frentes Parlamentares e dos partidos que representam a maioria do Congresso Nacional, serão respeitados e pautados como esperam. “Nós temos a clara certeza de que isso nos uniu”, ressaltou o presidente da FPA.

O deputado e membro da Frente Parlamentar da Agropecuária, Domingos Sávio (PL-MG), fez a leitura da nota oficial assinada pelos líderes das Frentes Parlamentares, que representa as razões pelas quais os líderes partidários e as diversas bancadas, decidiram suspender o movimento que travava o avanço dos trabalhos na Câmara.

“Informamos que após uma reunião com o presidente do Congresso Nacional e de ouvir do Exmo Presidente que as iniciativas que assegurem e preservem as prerrogativas constitucionais do parlamento terão curso e efetivamente serão pautadas e votadas para decisão soberana do Congresso e considerando ainda que o objetivo da ‘obstrução’ promovida de forma suprapartidária por este conjunto de líderes sempre foi assegurar o respeito ao Congresso, decidimos suspender o processo de obstrução”, diz um trecho da nota.

O deputado Lupion destacou, ainda, que os líderes das bancadas continuarão trabalhando em prol das defesas das prerrogativas dos parlamentares do Brasil. “O que nós queremos é exercer a nossa função de legislar e o respeito entre os poderes. É para isso que nós estamos aqui e esse grupo permanecerá unido trabalhando nessas pautas”, afirmou o presidente da FPA.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
FPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Adilson Garcia Miranda São Paulo - SP

    Que bom, que os deputados conservadores, estão unidos em defesa do direito de propriedade, e também das outras pautas conservadoras.

    1