CNA debate repasse de receita de CBios aos produtores independentes de biomassa

Publicado em 29/08/2023 13:41
PL 3149/2020 que trata do tema está na Comissão de Minas e Energia (CME) da Câmara dos Deputados

O presidente da Comissão Nacional de Cana-de-açúcar da CNA, Nelson Perez Junior, se reuniu, na segunda (28), com o deputado federal Benes Leocádio (União/RN) para debater o projeto de lei que trata do repasse de parte da receita gerada pelos Créditos de Descarbonização (CBios) aos produtores independentes de biomassa.

O PL 3149/2020 está na Comissão de Minas e Energia (CME) da Câmara dos Deputados e aguarda apresentação de parecer do deputado que é o relator da matéria.

O encontro foi realizado em Natal (RN) e contou com a presença de produtores rurais da região, o deputado estadual Hermano Morais, os presidentes da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), Paulo Leal, da União Nordestina dos Produtores de Cana-de-açúcar (Unida), José Inácio, da Cooperativa dos Plantadores de Cana-de-açúcar do Rio Grande do Norte (Cooplacana), Anderson Faheina, e da Associação dos Plantadores de Cana do Rio Grande do Norte (Asplan), Hermano Neto.

Durante a reunião, Leocádio afirmou que o texto do projeto deve ser pautado e votado em breve e que seu relatório vai considerar a partilha da receita dos CBios aos fornecedores de biomassa para produção de biocombustíveis.

Nelson Perez falou sobre a importância da Política Nacional de Biocombustíveis, o Renovabio, que permite a emissão de CBios quando substituição dos combustíveis fósseis pelos biocombustíveis, e sua comercialização.

“O RenovaBio é importante na esfera social, principalmente quando o mundo está voltado ao debate de pautas ESG. Portanto, é fundamental que os produtores independentes recebam de fato a parte cabível pelo volume de biomassa entregue para estímulo do próprio programa”, disse.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário