Governo de Goiás recebe delegação chinesa para programação de três dias no Estado
O Governo de Goiás, juntamente com entidades do setor produtivo e empresas, receberá representantes da Embaixada da China para uma programação de três dias nesta semana. O roteiro de atividades terá reuniões em Goiânia e dia de campo em Inhumas (confira detalhes abaixo). O governador Ronaldo Caiado, o vice-governador Daniel Vilela, o presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto, e o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende, participarão de eventos com o embaixador Zhu Qingqiao. É a primeira vez que o representante máximo da diplomacia chinesa no País vem oficialmente ao Estado.
“É um momento histórico. A China é a principal parceira comercial não só de Goiás, mas do Brasil. Nosso vice-governador, Daniel Vilela, liderou uma delegação em visita ao país em junho e agora é a nossa vez de receber estes parceiros tão importantes. Queremos mostrar a qualidade da produção goiana, no agro e em outros setores, e intensificar ainda mais nossas relações comerciais e culturais com esta potência global que é a China”, afirma o secretário Pedro Leonardo.
A agenda começará na terça-feira (15/8), às 13 horas, com recepção à delegação chinesa e almoço na Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg). Além da Seapa, participarão do evento gestores da Emater, Agrodefesa, Sebrae e Senar Goiás, Fecomércio, Fieg, Mapa e Embrapa. Às 16 horas, a Fieg promoverá o Seminário de Oportunidades China-Goiás, na Casa da Indústria.
Na quarta-feira (16/8), a programação começará às 8h30 com café da manhã no Palácio das Esmeraldas. O embaixador Zhu Qingqiao e assessores serão recebidos pelo governador Ronaldo Caiado. O vice-governador Daniel Vilela e o presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto, também participarão do encontro. Às 9h45, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, haverá uma reunião conjunta entre a delegação chinesa, o governador e todos os secretários estaduais.
Inhumas será o destino da comitiva na quinta-feira (17/8). Às 8h30, o grupo desembarca no frigorífico de bovinos Beauvallet Goiás Alimentos para conhecer toda a linha de produção da unidade, do abate à industrialização, além da história da empresa. Às 15 horas, já de volta a Goiânia, haverá um encontro com empresários e representantes de entidades do comércio, serviços e turismo. O evento será realizado na sede da Fecomércio.
Números
Em 2022, a China respondeu por 53% do faturamento de Goiás com exportações de produtos do agro — o equivalente a US$ 6,2 bilhões. Os principais itens comercializados com o gigante asiático foram complexo soja; carnes; fibras e produtos têxteis; cereais, farinhas e preparações; e couros, produtos de couro e peleteria. Nos primeiros seis meses de 2023, o valor das exportações de produtos agropecuários goianos para a China já chega a US$ 3,7 bilhões.
0 comentário

Para especialista, Plano Safra deve conseguir atender em torno de 30% da demanda

Fávaro destaca liderança do Brasil em segurança alimentar e sustentabilidade durante reunião do BRICS em Brasília

Prêmio Mulheres do Agro anuncia abertura de inscrições para oitava edição

Brasil tem oportunidade de se tornar maior exportador de alimentos do mundo após tarifas de Trump

Para aproveitar as novas oportunidades que surgem será necessário aumentar a produtividade

Agrishow 2025: Itaú BBA projeta retomada nas vendas de máquinas agrícolas