FAESP Publica Informe Técnico do Plano Safra 2023/24: Detalhamento dos Programas e Foco na Liberação Efetiva de Recursos
Já está no ar a edição 19 do Informe Técnico do Plano Safra 2023/24, produzido pelo Departamento Econômico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP). Embora tenha havido um aumento de 27% nos recursos destinados ao setor agropecuário, montante que ficou até acima da expectativa do mercado, o setor registra cautela quanto à liberação eficaz desses recursos.
O Informe destaca que, apesar da expansão dos recursos com taxas de juros controlados em 31%, a experiência do ano anterior, quando linhas de financiamento foram suspensas por falta de recursos, provoca preocupação sobre o acesso pleno aos recursos. A análise também destaca a redução das taxas de juros para a agricultura familiar, mas reitera que o setor esperava uma diminuição mais abrangente, considerando que estamos entrando em uma trajetória declinante das taxas de juros no país. Além disso, a ausência de definição sobre o orçamento para o programa de subvenção ao prêmio do seguro rural gera incertezas.
Outra inovação do Plano Safra que merece nota é o estímulo às práticas sustentáveis por meio de descontos nas taxas de juros dos programas de crédito, bem como pela reconfiguração do programa RenovAgro, anteriormente chamado de ABC.
A FAESP ressalta a importância da liberação ágil dos recursos para possibilitar a adoção de tecnologias modernas pelos agricultores e também ressalta a necessidade de mobilização política para garantir a continuidade e previsibilidade do seguro rural.
Detalhes da análise do Plano Safra 2023/2024 estão disponíveis no Link.
0 comentário

Fixação de nitogênio via foliar traz ganhos de produtividades e sustentabilidade na produção

Inmet e Mapa instalam nova estação automática no Rio Grande do Sul

Casa Branca propõe eliminar pesquisa climática de agência NOAA em proposta orçamentária

Estudo inédito aponta que Minas Gerais tem 15 milhões de hectares com potencial para projetos florestais

Abertura da Colheita da Noz-Pecã celebra retomada após eventos climáticos

Lula irá à China em maio para mais um encontro com Xi Jinping