Comitiva de Rondônia vem a Mato Grosso e visita as casas do Sistema Famato

Publicado em 19/06/2023 09:52
Comitiva foi recepcionada pelo presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain

Uma comitiva do Estado de Rondônia liderada pelo vice-governador e Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Gonçalves da Silva, visitou o Edifício Famato em Cuiabá, onde estão às casas que compõe o Sistema Famato – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Instituto AgriHub e Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

A comitiva foi recepcionada pelo presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain e pelos diretores, Robson Marques (Administrativo e Financeiro) e Ronaldo Vinha (Relações Institucionais).

“Nosso papel é identificar os problemas dos produtores rurais e disponibilizar soluções tecnológicas e técnicas de forma acessível e adaptada às diversas realidades dos nossos produtores, do pequeno ao grande. E compartilhar nossa experiência com o estado de Rondônia é uma satisfação. Essa troca de conhecimento é muito importante. Estamos de portas abertas para todos que desejam contribuir com nosso objetivo”, disse Vilmondes Tomain.

No AgriHub a comitiva conheceu a estrutura, metodologia do hub, ferramentas de conexão dos produtores rurais com as tecnologias, projetos e parcerias. Além do conhecimento adquirido no hub, o vice-governador falou sobre a coordenação de inovação e tecnologia criada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Rondônia, que está em busca de referências em outros estados da Federação, com o objetivo de ampliar contatos, ideias e ações voltadas para o ecossistema de inovação.

A comitiva ficou surpresa com a área de atuação do Imea, que tem a missão de elaborar estudos e projetos socioeconômicos e ambientais, através de um sistema de coleta, processamento e análise de dados produzindo informações estratégicas do agronegócio mato-grossense.

Na oportunidade o analista de soja do Imea, Iury Amaral, e a trainee de milho, Milena Habeck, apresentaram dados da agricultura e pecuária de Mato Grosso, mercado, infraestrutura, logística, economia brasileira e impactos para as principais cadeias produtivas do estado.

O vice-governador Sérgio Silva ficou surpreso com a estrutura e o trabalho desenvolvido pela Famato, AgriHub e Imea. “Precisamos de um AgriHub e um Imea no nosso estado. Vamos levar a ideia. Os números da agricultura e pecuária mato-grossense são surpreendentes”, comentou Sérgio Silva.

Na comitiva também estavam o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Marco Antônio Ribeiro de Menezes Lagos; o secretário de Agricultura, Luiz Paulo da Silva Batista, e o secretário de Patrimônio e Regularização Fundiária, David Inácio dos Santos Filho. Em Cuiabá a comitiva também participou do 25º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário