Exportações de grãos 2022/23 da Ucrânia alcançam 47,1 mi t até 14 de junho
KIEV (Reuters) - As exportações de grãos da Ucrânia para a temporada 2022/23 ficaram em 47,1 milhões de toneladas até 14 de junho, mostraram dados do Ministério da Agricultura nesta quarta-feira.
O ministério não forneceu uma comparação exata para a mesma data do ano anterior, mas disse que a Ucrânia havia exportado 47,8 milhões de toneladas de grãos até 17 de junho de 2022.
O volume até agora na atual temporada de julho a junho incluiu 16,2 milhões de toneladas de trigo, 27,9 milhões de toneladas de milho e cerca de 2,7 milhões de toneladas de cevada.
O ministério disse que as exportações de grãos durante o mês de junho foram de 1,8 milhão de toneladas.
Após um bloqueio causado pela invasão da Rússia em 24 de fevereiro de 2022, o acesso a três portos ucranianos no Mar Negro foi liberado no final de julho do ano passado sob um acordo entre Moscou e Kiev mediado pelas Nações Unidas e a Turquia.
Grande produtora e exportadora de grãos, a produção de grãos da Ucrânia caiu para cerca de 53 milhões de toneladas em peso limpo no ano civil de 2022, ante um recorde de 86 milhões de toneladas em 2021.
As autoridades culparam a queda nas hostilidades nas regiões leste, norte e sul do país.
O governo disse que a Ucrânia pode colher 44,5 milhões de toneladas de grãos em 2023.
(Reportagem de Pavel Polityuk)
1 comentário
Diretor da Abbins atualiza sobre regulamentação da produção de bioinsumos on farm no Brasil
Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Mercado de Carbono, Logística, Seguro Agrícola, COP29, China, Carrefour e Argentina
ARP#365 - Caminhos para a pecuária do futuro
Focos de raiva herbívora são identificados em Erval Grande/RS
Ministro Fávaro reforça atuação dos adidos agrícolas na abertura de novos mercados globais
Tereos inicia nova fase do Centro de Operações Agroindustriais e incorpora novas atividades e ferramentas para agilizar logística
julio monken silva ponta grossa - PR
Servindo pra aumentar nosso custo, e agora prá aviltar preços de grãos. Narrativas....