Rio Grande do Sul: 1º Fórum Estiagem em Foco será realizado em maio

Publicado em 18/04/2023 15:03
O encontro é uma parceria entre a Seapi e a Famurs

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Famurs, realiza na segunda semana de maio o 1º Fórum Estiagem em Foco e o 30º Seminário de Secretários(as) Municipais de Agricultura do RS. O objetivo é discutir medidas permanentes de enfrentamento à estiagem e extremos climáticos na agropecuária gaúcha. O encontro será nos dias 10 e 11 de maio, no Auditório Mondercil Paulo de Moraes do Ministério Público, em Porto Alegre.

O secretário Giovani Feltes, da Seapi, faz a abertura do evento, no dia 10/5, falando sobre o “Avançar  Agro – as políticas disponíveis na Seapi”. A secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Marjorie Kauffmann, participa no período da tarde com a palestra sobre reservação de água.

Também no dia 10/5, pela manhã, os servidores da Secretaria da Agricultura vão apresentar as “Tecnologias do Plano ABC+ utilizadas para minimizar os impactos da estiagem na produção agropecuária”.

“O evento objetiva aproximar pesquisadores, área técnica, produtores e poder público, em especial os municípios, visando debater os aspectos convergentes da descarbonização da agricultura ao enfrentamento da estiagem e de extremos climáticos”, destaca o Diretor do Departamento de Defesa Vegetal da Seapi, Ricardo Felicetti.

O coordenador do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro) da Seapi, meteorologista Flávio Varone, vai falar sobre a contribuição do Sistema para o monitoramento das condições climáticas observadas e previstas no Rio Grande do Sul. Hoje, o Simagro conta com uma rede de 50 estações, que coletam dados horários diretamente das áreas produtoras das diversas regiões gaúchas. “São muitos índices agroclimáticos que o Simagro gera como, por exemplo, o monitoramento da estiagem, aplicação de herbicidas, ocorrência de ferrugem da soja, possibilidade de incêndios, dados de conforto térmico animal, entre outros, que podem auxiliar o produtor na tomada de decisões”, destaca Varone.

O programa ABC+ (Agricultura de Baixo Carbono) propõe a adoção de medidas como a conservação do solo, recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta, entre outras, que além de possibilitar a conservação da água, disponibilizam para a agropecuária gaúcha um lugar de destaque no protagonismo de uma agropecuária sustentável em nível mundial.

Para o pesquisador da Seapi Jackson Brilhante, coordenador do Comitê Gestor Estadual  do Plano ABC+ RS, a ideia é que este seja o primeiro de muitos fóruns sobre estiagem, porque é um assunto que deve ser debatido de forma permanente ao longo do ano.

Os pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) participam no primeiro dia do evento com palestras sobre o sistema de plantio direto, manejo e conservação do solo e contribuições do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) para minimizar os impactos das mudanças climáticas.

No dia 11 de maio, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) vai apresentar as políticas estaduais de fomento ao pequeno produtor. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) também estará presente falando sobre as políticas do governo federal para este público.

Inscrições:
https://www.sympla.com.br/30-seminario-de-secretariosas-municipais-de-agricultura-do-rs--1-forum-estiagem-em-foco__1942143

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Sec. de Agricultura - RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário