Produtores atendidos pela ATeG conseguem contrato de R$ 1,6 mi para comercialização

Publicado em 28/02/2023 15:46
Grupo de produtores rurais de Matupá está fornecendo alimentos a escolas e creches neste ano letivo de 2023

Um grupo de produtores rurais de Matupá foi o vencedor de uma chamada pública para fornecer alimentação a escolas e creches, neste ano letivo de 2023. Dentre eles estão 30 produtores rurais atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). As entregas às unidades da rede de educação básica pública iniciaram neste mês de fevereiro.

Após o início dos atendimentos da ATeG, os produtores diversificaram a produção e, com isso, conseguirão atender o contrato de R$ 1,6 milhão, o triplo do valor que já haviam firmado.

Segundo Gilmar Ferreira Nantes, presidente da Associação dos Pequenos Produtores Feirantes Matupá “Osvaldo Turcatto” – APPFMOT, o grupo já havia ganhado licitações em anos anteriores, mas nunca neste valor, por não conseguirem produzir uma grande diversidade. “Tinha verdura que a gente achava que não dava de produzir na nossa região, outras a gente já tinha produzido, mas não soubemos dar continuidade. Agora com o acompanhamento da ATeG conseguimos aumentar muito a diversidade e a produção”, afirma.

Dentre os novos alimentos cultivados estão couve-flor, chicória, brócolis e tomatinhos. “A couve estamos produzindo em túneis. Melão, melancia e morango também já conseguimos implantar. O pepino está na hidroponia. Conseguimos triplicar o valor do nosso projeto porque agora conseguimos ofertar todos esses produtos”, explica Gilmar.

Segundo o técnico de campo credenciado ao Senar-MT, Marcelo Soares de Oliveira, o resultado foi possível graças à organização dos produtores rurais. “A maior parte dos produtores que atendo fazem parte da Associação e eles estarem organizados desta forma, auxilia na hora da comercialização”, destaca. 

Metodologia – O atendimento da Assistência Técnica e Gerencial do Senar-MT ocorre graças a parceria com os Sindicatos Rurais. Segundo o presidente do Sindicato Rural de Matupá, Fernando Bertolin, já há três frentes de ATeG no município. “A parceria do Sindicato com o Senar-MT tem possibilitado esse auxílio aos produtores. Procuramos atender as demandas que chegam até nós e ficamos felizes em receber o retorno positivo dos atendimentos”, destacou o presidente.

O objetivo da ATeG é atender os produtores rurais oferecendo um modelo de gestão e operação que engloba todos os processos da atividade produtiva na propriedade de forma continuada e gratuita. De acordo com o supervisor da ATeG, Thiago Salapata, o programa visa auxiliar o produtor tanto dentro da porteira quanto na venda de seus produtos. “Tudo para que ele consiga produzir com qualidade e, consequentemente, alcançar novos mercados”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário