Cocamar prevê avanço de 24,5% no faturamento do ano a R$ 13,7 bi puxado pela soja

Publicado em 11/01/2023 14:54

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) – A Cocamar Cooperativa Agroindustrial planeja elevar em 24,5% seu faturamento para este ano, a 13,7 bilhões de reais, puxado principalmente por expectativas positivas para os resultados da safra 2022/23 de soja, conforme comunicado nesta quarta-feira.

A cooperativa, que é uma das maiores do setor no país, registrou avanço de 12% no faturamento do ano passado, para 11 bilhões de reais, mesmo com a quebra na produção da oleaginosa ocorrida na última temporada.

“Colabora para essa expansão, entre outros fatores, o bom desenvolvimento das lavouras de soja no momento, que, em algumas regiões, vão chegando à reta final para o início da colheita, na segunda quinzena de janeiro”, disse a Cocamar.

A soja é o principal produto recebido pela cooperativa, que estima totalizar, ao menos, 2,3 milhões de toneladas até o final de março.

No ano passado, uma seca decorrente do fenômeno climático La Niña causou uma redução de 50% na produtividade das lavouras de agricultores cooperados à Cocamar.

“Tivemos que comprar soja no mercado, em outras regiões, para suprir nossa demanda industrial”, afirmou na nota o presidente executivo da cooperativa, Divanir Higino.

Apesar das dificuldades com a safra, todos os departamentos da cooperativa apresentaram crescimento em 2022 e, ao final do exercício, foi feita uma distribuição recorde de sobras aos cooperados, de 107 milhões de reais.

Caso a recuperação esperada para a safra 2022/23 da soja se confirme, a Cocamar pretende investir no próprio negócio, com a modernização do parque de máquinas, aquisição de novas tecnologias para aplicação nas lavouras de inverno e nas de verão 2023/24.

Além disso, a Cocamar também planeja avançar em estudos para viabilizar a piscicultura como alternativa de diversificação aos cooperados, fomentar a cultura do sorgo como opção para o período de inverno, fortalecer o programa de produção de carne bovina premium, prosseguir em sua expansão horizontal com a ampliação do número de unidades de atendimento, e dar continuidade ao programa de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).

Com isso, a cooperativa prevê alcançar o patamar de faturamento de 15 bilhões de reais em 2025.

(Reportagem de Nayara Figueiredo)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário