Cdial Halal encerra 2022 com aumento de 100% na certificação halal para o setor de agricultura
A Cdial Halal fecha 2022 com crescimento de 100% na certificação halal para o segmento de agricultura, quando comparado com 2021, e promete aumentar o número de certificações em todas as categorias em 25% este ano. “Foi um ano de muitos desafios, mas com resultados excelentes, sustentados pela ampliação de mercado e pelo interesse das empresas brasileiras em exportarem seus produtos para um mercado que prevê faturamento de US$ 11,2 trilhões em 2028 no mundo”, ressalta o diretor de Operações, Ahmad M. Saifi.
No período, foram certificadas 30 empresas ligadas à agricultura, que também englobam indústrias de alimentos. Entre os pontos relevantes deste resultado e que acenam para um 2023 ainda melhor foram as certificações destinadas para o segmento agro, incluindo criação e abate de bovinos, além da produção de peixes. A expectativa da CDIAL Halal é de que, em 2023, o setor de proteína cresça entre 15% e 20%.
“Temos um mercado abundante e necessita de nossas proteínas. Faltam as empresas abrirem novos horizontes e participarem, efetivamente, deste mercado que cresce a cada ano. Hoje, a população muçulmana está em torno de 1,8 bilhão de pessoas no mundo e a expectativa é de que sejamos um terço da população nos próximos 10 anos. Alguns países se destacam neste desenvolvimento econômico, principalmente, pelo aumento de renda disponível como a Indonésia, Malásia, Índia, Paquistão, Nigéria e Irã”, ressalta Ahmad.
Nos últimos anos, os alimentos halal se tornaram populares entre os consumidores muçulmanos e não muçulmanos, pois evoluíram de um certificado halal, embasado na religião, para garantia de segurança alimentar, higiene e confiabilidade. “Vários países, como o Japão, Austrália e outros buscam a certificação halal, porque têm conhecimento do processo de rastreabilidade e qualidade”, alerta o diretor.
Não só as indústrias de alimentos podem ter o passaporte de acesso a este mercado pujante e rentável, mas também outros setores como bebidas (sem álcool), cosméticos, farmacêuticos, químicos, industrializados e outros.
Mercados de sucesso na Cdial Halal - Com a liderança na quantidade de certificados emitidos pela CDIAL Halal em 2022, as empresas de proteína animal fecham o ano representando 53% da quantidade total de clientes da certificadora. Além de se manter firme como exportador de carne de frango halal, setores como o da piscicultura começaram a enxergar o potencial desse mercado e também buscaram a certificação neste ano.
Ainda no período, um dos destaques do ano foram as certificações para químicos e bioquímicos, que passaram de 24% em 2021 para 40% dos clientes certificados pela CDIAL Halal em 2022. Neste setor, o destaque está nas empresas de gelatinas e cosméticos, que também foram expressivas nas certificações da CDIAL Halal.
Mesmo sendo um dos principais exportadores de produtos halal do mundo, cada vez mais empresas brasileiras buscam se adequar para comercializar com esses países.
Certificação halal - O processo de certificação analisa toda a cadeia, como a matéria-prima, insumos, transporte e armazenamento, para garantir, dentre outras coisas, que não haja contaminação cruzada com produtos ilícitos, como a carne suína.
0 comentário
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Safra de café arábica 2025/26 comprometida
CNA aborda cenários para o setor agropecuário em 2025 no MS Agro
Entre as empresas que se destacam nesse cenário, a Macfor promove neste mês o evento “Melhores Cases de Marketing Agro 2024"
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
"Produzir alimento é um ofício sagrado. Saiba que na solidão do seu ofício, você faz o bem a muitas pessoas", diz Pe. Fábio de Melo durante a SIC