Fávaro deve ser anunciado ministro da Agricultura de Lula nesta 3ª; Neri Geller deve ir para a Conab
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, eleito para um terceiro mandato a partir de 2023, deve anunciar nesta terça-feira (27) novos nomes que irão compor a Esplanada dos Ministérios – 21 das 37 pastas já estão com seus ministros definidos. Porém, a Agricultura é uma das 16 que ainda precisam ter confirmação.
A expectativa em Brasília é que o senador Carlos Fávaro (PSD-MT), que tem 53 anos e que atuou na campanha petista, seja anunciado nessa nova leva como ministro da Agricultura do Brasil, segundo informações do Valor Econômico e de outros jornais com base em fontes a par do assunto, que foram confirmadas pelo Notícias Agrícolas.
Se essa formação for confirmada nesta terça-feira por Lula, como se espera, a tendência é que o deputado federal Neri Geller (PP-MT), que também concorria para voltar à pasta da Agricultura – que já ocupou durante parte do ano de 2014 –, fique com a presidência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Uma apuração da Veja trouxe, nesta segunda-feira (26), que Fávaro só aguarda o anúncio de Lula para articular o comando da pasta. Fávaro é um dos fundadores da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e já foi presidente da Aprosoja-MT (Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado do Mato Grosso).
O nome de Fávaro ainda teria o aval do ex-ministro da Agricultura no governo de Dilma Rousseff e de Michel Temer (2016-2018), Blairo Maggi, segundo o Estadão.
Além da Agricultura, também devem ser anunciados outros nomes para a composição de ministérios, como o de Marina Silva (Rede-SP), que já foi oficialmente convidada para o Meio Ambiente. Ainda há expectativa por qual será a pasta de Simone Tebet (MDB-MS), terceira colocada na corrida presidencial. Ambas também atuaram na campanha do ex-presidente.
O Ministério de Minas e Energia deve ficar com o senador Alexandre Silveira (PSD-MG). Ele, assim como Geller, está na reta final de mandato.
A Folha de S. Paulo não descarta que alguns nomes para os ministérios ainda restantes sejam divulgados apenas na quarta-feira (28). Isso por conta de imbróglios entre o PT, o MDB, União Brasil e PSD envolvendo Cidades e Turismo, principalmente. Nesta segunda, reuniões estão previstas para resolver impasses.
3 comentários
Ministério da Agricultura e Pecuária apoia PL da Reciprocidade
Aprovação do Mercado de Carbono: o que muda para o agro?
Agricultura brasileira emite, em média, 60% menos carbono do que dados internacionais
Sérgio Souza sobre bioinsumos: “Dialogamos com todos os envolvidos e consolidamos um texto robusto”
CAE rejeita emendas ao Estatuto Profissional dos Trabalhadores Celetistas em Cooperativas
Comissão de Agricultura na Câmara aprova projeto que reduz dependência de fertilizantes importados
Herivelton Marculino Araçoiaba, Pernambuco
Edegar Pretto quem irá assumir a Conab. https://valor.globo.com/agronegocios/noticia/2023/01/04/deputado-gacho-ligado-ao-mst-dever-assumir-presidncia-da-conab.ghtml
A CONAB FOI E CONTINUA SENDO UMA PARTE DO BOLO A SER COMIDO PELOS PARASITAS DE SEMPRE !!!
SÃO VÁRIOS OS ESCANDALOS & NINGUÉM PRESO !!!
Mario Afonso Klein Passo Fundo - RS
Parece que a condição para assumir um Cargo neste Governo que "retomou" o Poder é ostentar uma vasta Ficha corrida. Carlos Favaro, possui atualmente 107 Processos vinculados ao seu Nome e Neri
Geller 67 (Fonte de pesquisa jusbrasil.com.br).SÃO TODOS "APTOS" A OCUPAR UM CARGO NO GOVERNO DO PT !!!
Elvio Zanini Sinop - MT
DEVERIAM OS FUTUROS MANTADÁRIO , VERIFICAR OS CUSTOS DE TODOS OS MINISTÉRIOS; EM QUE FORAM CONSTITUIDOS , EM UMA SITUAÇÃO ; QUE O ESTADO BRASILEIRO SE ENCONTRA EM UM ENCRUZILIADA DE MENOS CRESCIMENTO NOS PRÓXIMOS ANOS.