Dorival Finotti, proprietário da Enersugar Bioenergia, morre aos 73 anos

Publicado em 01/12/2022 13:24

Dorival Finotti, sócio-fundador da Enersugar Bioenergia, morreu em São Paulo na noite de quarta-feira (30/11) aos 73 anos. O empresário, que era figura importante no agronegócio da região do Vale Paranapanema, estava internado no Hospital Sírio-Libanês para tratamento de insuficiência respiratória e foi a óbito por volta das 20h30 devido a uma embolia pulmonar.

Nascido aos 6 de outubro de 1949 em Palmital (SP), Finotti cresceu no meio rural e dedicou grande parte da vida à agricultura. Nos anos de 1970, tornou-se engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), com especialização em tecnologia de sementes.

Depois de formado, passou a atuar na produção agrícola em propriedade da família em Palmital e a trabalhar como agrônomo de desenvolvimento de sementes na região de Assis, onde fixou residência e se casou em 14 de dezembro de 1977 com Amábile Schievano Finotti, com quem teve os filhos Gabriel Schievano Finotti e Marília Shievano Finotti.

Finotti teve uma importante atuação no setor rural no Estado de São Paulo e foi diretor da Associação Paulista dos Produtores de Sementes, da Cooperativa dos Cafeicultores da Média Sorocabana (Coopermota), do Conselho Estadual de Sementes e Mudas - Ministério da Agricultura e da Fundação IAC - Instituto Agronômico de Campinas. 

O agrônomo também fundou e presidiu a Biomavale, entidade voltada ao desenvolvimento de um polo biotecnológico na região do Médio Paranapanema que viabilizou a instalação do curso de Biotecnologia na Unesp de Assis. Finotti administrava há mais de 20 anos o Moinho Nacional, empresa de produção de derivados de trigo em Assis.

Em 2018, Finotti se associou ao irmão Dirceu para, junto com Sylvio Ribeiro, adquirir a planta industrial da falida Usina Pau D’Alho, em Ibirarema. Em 2020, a empresa entrou em funcionamento sob a denominação de Enersugar Bioenergia e voltou a produzir açúcar e álcool, com uma filosofia de moderna governança e de parceria com os produtores. Atualmente, o empreendimento finaliza sua terceira safra com bons indicadores de produção e eficiência nos processos. 

O corpo de Finotti foi transladado para Palmital e o velório ocorre na Funerária Santa Terezinha. O sepultamento está previsto para ocorrer às 17 horas desta quinta-feira (01/12), no Cemitério Municipal. Lideranças políticas e entidades do agronegócio da região divulgaram notas de pesar e ressaltaram a importante contribuição do palmitalense pelo desenvolvimento econômico do setor rural no Vale Paranapanema.
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Enersugar Bioenergia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário