Mapa coordena missão comercial brasileira na Arábia Saudita
Desde o início da semana, uma delegação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e empresários de vários setores do agronegócio brasileiro estão na Arábia Saudita em uma missão comercial, com o objetivo de promover networking, possibilidades de negócios e novas oportunidades para o setor, ampliando a participação brasileira nesse importante mercado árabe.
A Missão Comercial Brasil- Arábia Saudita, que é a maior missão do agronegócio brasileiro já realizada no país, está sendo coordenada pelo Departamento de Promoção Comercial e Investimentos (DPR) da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, em parceria com a adidância agrícola e a embaixada do Brasil em Riade. O grupo conta com mais de 30 representantes de 17 empresas dos setores de açaí, xarope de frutas, carne bovina e de aves, peixes amazônicos, arroz, café verde, soja e pulses. O papel do Mapa na missão é promover encontros entre os empresários brasileiros e interessados sauditas.
"A missão objetiva maior participação dos produtos brasileiros no mercado saudita e diversificação na pauta exportadora que, atualmente é concentrada nas principais commodities produzidas no Brasil", avalia o adido agrícola em Riade, Adriano Perrelli Pestana de Castro.
O Brasil é o principal fornecedor de produtos do agronegócio para o Reino da Arábia Saudita. Em 2021, o Brasil teve participação em 9% dos produtos agropecuários importados pelo mercado saudita, seguido pela Índia com 8%, Estados Unidos 7%, Emirados Árabes Unidos com 6 % e Argentina com 5%. O Brasil lidera as exportações de carne de frango, açúcar, soja, carne bovina e mantém papel de destaque na exportação de milho, trigo e bovinos vivos, com grande possibilidade de diversificação na pauta exportadora.
Nesta quinta-feira (10) foi realizada reunião com a Federação de Câmaras do Comércio Saudita (FSC), onde os empresários brasileiros apresentaram seus produtos e oportunidades de negócios. Também já foram realizadas na capital, Riade, visitas às feiras ExpoHalal e Biofach Saudi Arabia, além de reuniões com importantes grupos varejistas como Lulu Hypermarkets, Al Othaim Markets e Alemunajem. No dia 13 (domingo) estão previstas reuniões com a rede varejista Panda Hypermarket e BinDawood Market no município de Jeddah.
0 comentário
![Programas de biocombustíveis com etanol de milho são uma forma de distribuição de renda no campo, afirma analista](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/maxresdefault-3-cmNLH.jpg)
Programas de biocombustíveis com etanol de milho são uma forma de distribuição de renda no campo, afirma analista
![CNA divulga boletim com dados da inflação de janeiro](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/075266ac51f8b01d5786b4658cc43a37.jpg)
CNA divulga boletim com dados da inflação de janeiro
![Projeto da Emater-MG leva sustentabilidade à região das Matas de Minas](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/barraginha-2-i4gVZ.jpg)
Projeto da Emater-MG leva sustentabilidade à região das Matas de Minas
![Taxas de juros futuros têm baixas firmes após IBC-Br reforçar cenário de desaceleração da economia](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/juros-DeAp3.jpeg)
Taxas de juros futuros têm baixas firmes após IBC-Br reforçar cenário de desaceleração da economia
![Sistema FAEP critica ausência do texto do Marco Temporal na proposta de conciliação do STF](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/8847b4e3a6c0e37f8e093bd13673e657.jpg)
Sistema FAEP critica ausência do texto do Marco Temporal na proposta de conciliação do STF
![As doenças fúngicas no Brasil e as dicas para um controle eficiente](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/edgar-destaque-Rm82c.jpg)
As doenças fúngicas no Brasil e as dicas para um controle eficiente