Secagem e armazenagem de grãos na propriedade avança e manejo de silos é tema de capacitação em Campina das Missões/RS
Produtores rurais de Campina das Missões que possuem silos secadores em suas propriedades participaram de capacitação com ênfase no manejo adequado de silos, com controle da secagem e no manejo dos grãos armazenados. A reunião técnica ocorreu na terça-feira (14/06), junto ao CTG Fogo de Chão, em uma promoção da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).
O milho é um dos produtos agrícolas que mais tem recebido atenção no momento de implantar silos armazenadores e secadores na propriedade, visando à manutenção de sua qualidade e maiores autonomia e retorno no momento da negociação. O potencial em avançar na secagem e armazenagem se destaca, uma vez que na região de Santa Rosa são cultivados aproximadamente 125.240 hectares de milho, com uma produção média de 17,7 milhões de sacas. Em Campina das Missões, a área aproximada do grão é de 4.830 hectares, sendo produzidos em média 483 mil sacas de milho. Além disso essas estruturas podem ser projetadas para armazenar diversos outros tipos de grãos, a exemplo de soja, feijão, trigo e amendoim, adaptando-se a proposta à realidade de cada propriedade.
A secagem e armazenagem de grãos tem avançado nos últimos anos em propriedades da região. Nos moldes dos projetos elaborados pela Emater/RS-Ascar foram implantados de 2020 até a metade de 2022, no Estado, 862 silos secadores, com capacidade estática de armazenagem de 691 mil sacas.
De acordo com o extensionista do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, Fernando Berwanger, na região de Santa Rosa, de 2015 até o momento foram construídos 440 silos secadores, com projetos elaborados pela Instituição, somando uma capacidade de armazenagem de 330 mil sacas.
Em Campina das Missões existem 49 silos de alvenaria implantados nas propriedades de 28 produtores, com capacidade de armazenagem de 12.979 sacas. Estiveram presentes na capacitação 12 destes produtores que já implantaram silos de alvenaria em suas propriedades, com projetos técnicos elaborados pela Emater/RS-Ascar. Estes armazenam, no total, 8 mil sacas em suas propriedades. Na capacitação realizada em Campina das Missões, a atenção aos princípios básicos de secagem e armazenagem foram abordados pelo extensionista do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Antônio Jung. Foram apresentadas pelo engenheiro agrônomo orientações técnicas sobre a preparação do silo, cuidados na colheita, pré-limpeza, temperatura e umidade relativa do ar, perda de umidade dos grãos, resfriamento da massa de grãos, monitoramento da massa de grãos no silo e controle de pragas.
0 comentário
Mensurar pegada de carbono é primeiro passo para descarbonizar a agricultura
Após queda nas exportações de carne de frango por embargos, RS deve ver estabilização em 2025, diz liderança
Ministério da Agricultura publica ato normativo que garante isonomia regulatória em processo de reavaliação de defensivos agrícolas
Caso Carrefour: para Ricardo Santin, falas problemáticas estão no contexto da possibilidade de acordo entre União Europeia e Mercosul
Uso do DDG na avicultura de corte é vantajoso, segundo especialista, mas ainda incipiente
Parceria entre empresas digitaliza 100% das suas operações de Barter, promovendo eficiência e transparência no agronegócio