Insper Agro Global lança livro sobre a inserção do Brasil no agronegócio mundial
O Insper Agro Global lança, na próxima quinta-feira (18), às 18h, a versão digital do livro O Brasil no agronegócio global: reflexões sobre a inserção do agronegócio brasileiro nas principais macrorregiões do planeta. Um dos organizadores da publicação é o professor e engenheiro agrônomo Marcos Jank, coordenador do Insper Agro Global e do Núcleo Agro do Cebri.
Resultado da interação de alunos participantes do curso de Educação Executiva do Insper, “O Brasil no Agronegócio Global” com pesquisadores do Centro de Agronegócio Global, o livro reúne, em nove capítulos, estudos sobre macrorregiões estratégicas ao agronegócio brasileiro.
Diante do grande potencial das regiões avaliadas, o livro destaca o quanto o país ainda tem a ganhar com um processo de estreitamento de laços, estabelecimento de acordos e consolidação de parcerias comerciais.
Lançada em parceria com a Fundação Alexandre de Gusmão (Funag), a publicação se debruça sobre aspectos concorrenciais, tendências e propostas de ações estratégicas para a atuação do Brasil.
Nos últimos 20 anos, o agronegócio brasileiro se consolidou como um grande e regular fornecedor global de alimentos. As exportações mais do que quintuplicaram, ultrapassando os US$ 100 bilhões em 2020 e alcançando mais de 200 países. Mas o mercado mundial vem se transformando e novas exigências vêm se estabelecendo.
“O Insper Agro Global busca compreender essas novas dinâmicas, ao passo que fomenta o debate relacionado às políticas públicas e ações estratégicas que priorizem a inserção internacional do país”, diz a nota sobre o lançamento do livro.
Para o debate de lançamento da versão digital do livro, o Insper Agro Global, a Fundação Alexandre de Gusmão (Funag) e o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) reúnem Marcos Jank, que apresentará a obra; Alexandre Peña Ghisleni, diretor do Departamento de Promoção do Agronegócio do Ministério das Relações Exteriores; Márcio Rodrigues, gerente de agronegócios na Apex-Brasil; e José Alfredo Graça Lima, embaixador, ex chefe das negociações comerciais do Brasil e vice-presidente do conselho curador do Cebri. Marcos Lisboa, presidente do Insper, fará a abertura e Julia Dias Leite, diretora-presidente do Cebri, será a moderadora.
Clique no link abaixo para mais informações:
https://www.insper.edu.br/agenda-de-eventos/o-brasil-no-agro-global/
0 comentário

Cacau se recupera após dados de demanda melhores do que o esperado

Para especialista, Plano Safra deve conseguir atender em torno de 30% da demanda

Fávaro destaca liderança do Brasil em segurança alimentar e sustentabilidade durante reunião do BRICS em Brasília

Prêmio Mulheres do Agro anuncia abertura de inscrições para oitava edição

Brasil tem oportunidade de se tornar maior exportador de alimentos do mundo após tarifas de Trump

Para aproveitar as novas oportunidades que surgem será necessário aumentar a produtividade